‘Foi uma surpresa’, relembra Camila Pudim sobre Asoka Makeup
Por Redação - 27/05/24 às 16:16
Aos 27 anos, Camila Pudim se tornou um dos nomes mais comentados no TikTok por conta da Trend #asokamakeup. Conhecida nas redes sociais desde 2013, Pudim viralizou com o “Asoka Makeup”, inspirado no filme indiano Asoka, e ultrapassou 400 milhões de visualizações em poucos dias no ar.
Mais tarde, a influenciadora usou seus talentos de maquiadora para gravar um novo challenge do nicho e pediu doações para o Rio Grande do Sul.
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A reportagem de OFuxico entrevistou Camila a respeito do fenômeno na web. Confira:
OFuxico: Você imaginou que ao produzir o vídeo de Asoka Makeup você ganharia tanta repercussão? Camila Pudim: Então, foi uma surpresa grande a repercussão que teve o vídeo do Asoka. A gente fez a trend com a mesma qualidade que fazemos há muito tempo nos nossos vídeos. Para a gente, internamente, não tinha nada de diferente do que estávamos acostumados a fazer, mas por ser uma trend que lá fora já estava muito viral, chegou e nós fomos os primeiros a fazer, ganhou muita relevância aqui no Brasil, e teve esse impacto maior. Foi uma surpresa sim o tamanho da repercussão, já que deu milhões e milhões de visualizações. Estávamos acostumados a pegar alguns milhões de visualizações, mas não 400 milhões de visualizações. Realmente foi algo que passou um pouco da curva.
OFuxico: Chegou a ver as inúmeras comparações dos vídeos de outras pessoas e a disputa de vários fãs alegando que sua transformação foi a melhor? Como você se sentiu sabendo disso?
Camila Pudim: Sobre esta questão, eu cheguei a me posicionar algumas vezes, tanto em stories, quanto vídeos no feed, sobre o quão eu reprovo esse tipo de comentário e de interação com os outros criadores, porque eu fico muito feliz das pessoas gostarem do meu vídeo, até mesmo achar que o meu foi o melhor, e isso sendo comentado nos meus vídeos, tudo certo. O problema está quando seguidores ou algumas pessoas, que admiram o meu trabalho, vão aos comentários das publicações de outros criadores fazer esse tipo de indagação e gerar um desconforto para quem criou o vídeo. Então, isso é chato para quem recebe, um criador que passou tantas horas quanto eu para fazer um vídeo e receber esse tipo de comentário, que não é nada animador. Eu já reprovei várias vezes esse tipo de comentário, não acho que é uma competição, não tem que ter ranking, não tem que ter competição. Acho muito incrível as pessoas gostarem do meu vídeo, acharem que é o melhor, mas que não comentem nos vídeos das outras pessoas para não gerar um desconforto pra quem cria.
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OFuxico: Quanto tempo demorou para a produção do vídeo?
Camila Pudim: Os vídeos do Asoka especificamente, o primeiro foi 12 horas de gravação e o segundo foi 14 horas de gravação, porque tinha partes a mais que a gente gravou, pois fizemos algumas coisas que não tinha no primeiro. Até o tempo de vídeo era maior, mas sem contar a parte de produção, de sair para comprar as coisas e tudo mais, fazer alguma coisa ou outra, que no segundo a gente até fez algumas roupas, e também na pós-produção, que levou mais ou menos umas 10 horas de pós-produção de edição, foram 12 e 14 horas de gravação mesmo.
OFuxico: Você consegue se divertir fazendo estes vídeos ou você encara como um trabalho normal?
Camila Pudim: Eu consigo me divertir sim, a gente sempre tenta fazer com a forma mais descontraída possível, obviamente com muito profissionalismo, mas sempre se divertindo bastante, criando um ambiente mais leve, porque são muitas horas de gravação. Então a gente sempre procura colocar uma música animada, hora ou outra, a gente também faz live para as pessoas acompanharem ao vivo as nossas produções e isso acaba também animando a gente para conseguir virar noites fazendo, mas é muito divertido sim, eu me divirto muito fazendo o que a gente faz.
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OFuxico: Como surgiu a ideia de fazer a live solidária para as vítimas do RS? Você tem acompanhado as notícias de perto? Como influenciadora, como você vê sua voz no sentido de poder ajudar tantas pessoas que necessitam de ajuda neste momento?
Camila Pudim: A gente faz muitas lives durante as nossas produções, desde 2020, a gente realiza lives e as pessoas acompanham o processo da make e dos vídeos. Hoje existem ferramentas para monetizar essas lives, no TikTok principalmente tem os presentes que as pessoas mandam. Então, eu pensei que seria mais uma forma, obviamente divulgando a fonte direta, mas os presentes seriam uma forma a mais das pessoas poderem ajudar e dessas doações chegarem até as pessoas certas. Então eu designei os resultados da live do Brasil Makeup para as vítimas do Rio Grande do Sul e a gente conseguiu uma quantia bem legal. Eu acho que o influenciador, como o nome diz, tem o poder de alcançar muitas pessoas, de falar sobre assuntos importantes, para além do trabalho, da criação, no meu caso, maquiagem, humor, e tudo mais. Eu tenho uma porta, uma janela, e eu falo com muita gente, e diante de situações como essa, é muito importante que a gente tenha consciência do tamanho da diferença que a gente pode fazer na vida de outras pessoas e usar essa ferramenta para o bem, para contribuir, de certa forma, com as pessoas que estão precisando.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.