Jade Picon relata críticas em bastidores de sua atuação em ‘Travessia’
Por Murilo Rocha - 11/10/23 às 10:24
Abrindo o jogo! Jade Picon foi o alvo de grandes polêmicas por conta da sua escalação como Chiara em “Travessia”. A novela, que sofreu grandes críticas, foi a primeira de sua carreira, logo após a sua saída conturbada do “BBB22”. A Influencer já tinha dito algumas coisas aqui e ali sobre o que ouvia da sua participação como a garota mimada, chegando até a ter uma melhora nas cenas que se encaminhavam para o final.
Jade foi convidada para participar do “PodDelas” e contou tudo sobre a sua visão das críticas que recebeu nas redes sociais e fora delas por conta da personagem e da atuação. Primeiro, ela relembrou a experiência completa de uma rotina intensa de gravações e disse que muitas vezes as cenas eram gravadas de formas descontinuadas e sem ser, necessariamente, uma em sequência da outra, ou seja, independia da ordem dos acontecimentos:
“Tudo é gravado fora de ordem. Eu gravei as cenas que a Chiara namorava o Ari antes mesmo da gravação das que a gente se conheceu. O roteiro é montado de acordo com o que é melhor para a produção. Por exemplo, tem o cenário do quarto, então gravamos tudo que se passou ali de uma vez. Cenário externo também.”
- Jade Picon agradece haters e fala sobre evolução
- Jade Picon não perde a chance de rebater comentários odiosos
Críticas
Jade relembrou que esteve há um ano se preparando para a gravação de “Travessia” e que não fazia ideia do que vinha por aí. Ela ressaltou que, no início, ao chegar as primeiras impressões e comentários, teve reações diversas, chegando até a concordar com algumas que leu:
“Foi uma experiência enorme, bem intensa. Mal fazia ideia do que me aguardava, meus amores. Foi Punk, passei por muitas críticas, foi necessário para meu aprendizado, crescimento, estava começando, nunca tinha feito nada como atriz. Não foi fácil: Já fui dormir chorando, me questionei o que eu fazia e então, no final, a Chiara teve um arco lindo e aí virou e consegui fazer, recebi muitas respostas boas do público. Com a ajuda de meus colegas de cena, foi essencial. Foi a primeira vez que eu li as críticas e concordei, usando a meu favor por se tratar de uma obra aberta”.
Ao se aprofundar nas críticas que ela sofreu por dividir opiniões com a sua personagem seria abordado. Ela revelou que a avalanche de avacalhações junto com comentários eram apenas do lado externo da Globo, aproveitando para ressaltar a parceria com Chay Suede:
“Sempre tive uma conversa muito aberta com todos os diretores, com todo mundo. Por mais que eu me sentisse atacada, dentro da Globo, quando eu entrei… não tinha essa. Eu amava estar lá, passava muitas horas lá e passava voando, sempre tive ajuda, meus colegas de cena me ajudavam. Eu não tenho o que dizer. O Chay sempre super generoso. Dei muita sorte de ter as pessoas que estiveram no meu caminho”.
Ela deixou também uma mensagem para quem quer seguir qualquer que seja o sonho, relembrando que as críticas vão existir e revelou quando rolou aquela famosa ‘virada’ para que ela pudesse se desligar do que ouvia de negativo:
“A gente tem que se levar menos a sério. A gente se cobra mais do que os outros. No final do dia, estava todo mundo cagando se eu fiz uma boa cena ou não. A galera deita a cabeça no travesseiro e está pensando na própria vida. Depois que eu tive essa virada de chave, que no final do dia ninguém liga de verdade, a gente esquece. Eu estava feliz e realizando um sonho. Para um próximo projeto, quero estar mais preparada. Nunca vou estar totalmente pronta”.
Dizem as línguas…
Para quem não se lembra, Jade gravou algumas cenas que acabaram, principalmente no começo, virando um viral na internet. A maior delas foi o diálogo com Humberto Martins aonde ela, como Chiara, diz que o pai não iria “Flopar a sua história”. Os dramas da jovem também eram colocados como um grande meme na voz das redes sociais, principalmente no Twitter/X.
A Influencer, durante todo o processo, ressaltou o apoio do elenco, mas também não deixou barato as vezes que as críticas chegaram longe demais, já que mesmo não sendo a protagonista, ela acabou sendo o nome mais buscado da novela. Outro ponto bastante falado foi o sotaque carioca fortíssimo e agudo que ela acabou fazendo mais no começo da novela. Ela também foi criticada por ser “Jade sendo Jade”.
Quanto ao elenco, ela recebeu muitos elogios. Humberto Martins, que fez o pai dela na novela, rasgou comentários positivos para ela:
“Ela é boa, inteligente, tem talento, é uma menina bacana. Ela pode! Ninguém ia fazer uma escolha e causar uma situação constrangedora para a pessoa, a empresa ou o projeto. É claro que viram nela potencial”.
Grazi Massafera relembrou sempre o início da carreira dela como atriz, saindo diretamente do “BBB 7”. Ela nunca escondeu o apoio para Jade Picon e se mostrou aberta a compartilhar o que aprendeu durante sua jornada para ser uma boa mentora.
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha