Futebol: Mbappé é o artilheiro de 2022 e brasileiro surpreende em segundo lugar
Por Redação - 01/01/23 às 10:00
Os mais famosos nomes do futebol mundial não conquistaram um feito específico em 2022. Mbappé foi o artilheiro do ano, com 56 gols ao longo das competições, mas além dele, só Lewandowski e Messi ocupam o top 10, em posições bem mais distantes.
Leia+: Futebol das estrelas reúne famosos no Maracanã
O jogador do Bayern de Munique está em quinto lugar na lista e fez apenas 42 gols em 51 jogos, enquanto o argentino do PSG ficou com “humildes” 35 gols ao longo de 51 jogos.
Quem teve destaque no top três foi um brasileiro pouco conhecido. Bergson, que joga no Johor, da Malásia, ocupou o segundo lugar, fez 47 gols. O norueguês Haaland, que teve destaque no Manchester City, acertou a bola na rede 46 vezes.
Leia +: Gil fez comovente desabafo ao ser atacado por diretor do Sport
A participação do Brasil, contudo, não se limitou ao nome de Bergson, não. O Fluminense emplacou o nome na lista de times. Em quarto lugar, Germán Caso, que jogou pelo tricolor carioca, ficou em quarto lugar.
Inglaterra, Montenegro, Japão, Irã e outros países foram representados por seus jogadores. Seguindo a lógica da indústria, poucos deles jogam futebol em times de seus próprios países.
O próprio Bergson é um nome pouco comum nas mídias brasileiras, por jogar futebol do outro lado do mundo. É um cenário que se repete nos últimos anos, mas faz o público se afastar de grandes atletas, infelizmente.
Leia+: Copa do Mundo 2022: Hospedagens vão de R$ 425 a R$ 26 mil por dia
DESPEDIDA DE PELÉ
O mundo esportivo ficou muito mais triste na reta final de 2022. Isso porque Pelé morreu aos 82 anos, em decorrência de complicações de um câncer no colón. Kylian Mbappé, um dos craques do momento e que, vale lembrar, atua ao lado de Neymar e Messi no Paris Saint-Germain, lamentou o ocorrido.
Em uma postagem nas redes sociais, ele relembrou um encontro com Pelé e escreveu: “O Rei do Futebol nos deixou, mas seu legado nunca será esquecido. Descanse em paz, Rei”.
PREVISÃO SE CONFIRMOU
Kylian Mbappé tem apenas 23 anos, mas já era considerado um dos craques desta Copa do Mundo de 2022, no Catar, antes mesmo da competição começar. O atacante francês, que atua no Paris Saint-Germain, inclusive, teve papel importantíssimo na Copa da Rússia, em 2018, onde já foi campeão pela primeira vez com apenas 19 anos.
Além disso, logo em sua primeira Copa do Mundo, o atacante já conseguiu feitos que o consagram como um dos futuros craques do futebol mundial a se candidatar às próximas Bolas de Ouro, prêmio dado ao Melhor Jogador do Mundo na temporada, algo que Messi e Cristiano Ronaldo se dividiram nos últimos anos.
Em sua primeira Copa do Mundo, com só 19 anos, Mbappé fez dois gols na vitória por 4 a 3 contra a Argentina nas oitavas de final do torneio, se tornando o terceiro jogador mais jovem a marcar duas vezes em uma Copa do Mundo, ficando atrás de Pelé, que tinha 17 anos em 1958, e Michael Owen, que tinha 18 anos em 1998.
Leia+: Copa do Mundo: Milionário ou minimalista? Fique por dentro dos estádios
No mesmo jogo contra a Argentina, ele se tornou o jogador mais jovem a marcar dois gols em uma partida eliminatória de Copa do Mundo, ficando novamente atrás de Pelé, que tinha 17 anos e 8 meses nas semifinais da Copa do Mundo de 1958, coincidentemente contra a França.
O gol marcado na final contra a Croácia, que terminou em 4 a 2 para a França, Mbappé se tornou o segundo jogador mais jovem a marcar um gol em uma final de Copa do Mundo, ficando atrás de Pelé em 1958. Diante de todos os seus feitos e o quanto ajudou a França a conquistar o título, ele ainda foi eleito o Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.