Preta Gil: Saiba o que é a histerectomia abdominal, delicada cirurgia da cantora
Por Flavia Cirino - 21/08/23 às 09:19
Ao atualizar seu estado de saúde, no domingo, 20 de agosto, Preta Gil detalhou que passou por dois procedimentos cirúrgicos, conforme OFuxico destacou. A artista de 49 anos continua internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera da retirada de um tumor no intestino e de uma histerectomia.
Preta ainda explicou que fez “duas cirurgias em uma” durante as 14 horas que ficou na mesa de operação.
Mas o que é a histerectomia? Trata-se de um procedimento cirúrgico de retirada do útero, que também pode incluir a retirada do colo do útero. A cirurgia pode ser classificada como parcial ou total, também denominada como radical. A de Preta Gil foi total, com a retirada do corpo e o colo do útero.
O que define se o procedimento é parcial ou total é a retirada apenas do corpo do útero ou do colo do útero também. O procedimento é, normalmente, indicado para mulheres com problemas graves na região pélvica, como câncer de colo do útero, câncer de ovário em estágio avançado, infecções, miomas, hemorragias, endometriose grave e prolapso uterino.
COMO É FEITA A HISTERECTOMIA TOTAL
Preta Gil fez a histerectomia total e abdominal, ou seja, a via de acesso ao útero foi feita através de uma incisão no abdômen.
Outra alternativa é a histerectomia vaginal, quando o acesso ao útero se dá através de uma incisão no canal vaginal da paciente. Há também histerectomia laparoscópica, quando os cortes são feitos no umbigo e na vagina.
O QUE ACONTECE COM QUEM FAZ ESSA CIRURGIA
Os únicos efeitos que a cirurgia de retirada do útero produz na mulher são a ausência de menstruação e a impossibilidade de gerar filhos. Os hormônios ovarianos continuam a ser produzidos.
- Como foi o pós operatório de Preta Gil;
- Veja a primeira imagem de Preta Gil após a retirada do tumor ;
- Como Preta Gil descobriu o câncer no intestino.
Em casos de histerectomia parcial, pode ser que a paciente tenha sangramentos cíclicos, parecidos com a menstruação, em função de algum resquício de parte do endométrio.”
Há ainda outras possíveis consequências, como perda de libido e lubrificação ou dor durante a relação sexual.
COMO É A RECUPERAÇÃO
Após a Histerectomia, a paciente deve permanecer em repouso relativo – quando as atividades diárias que não exigem esforço são permitidas – durante pelo menos três meses.
Deve-se evitar levantar pesos, praticar exercícios físicos e fazer movimentos bruscos durante esse período. Apesar dos esforços estarem proibidos nos três meses de pós-operatório, o tempo de recuperação após retirada do útero costuma variar de duas a seis semanas.
Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino