Roque está internado com risco de infecção e amputação. Entenda

Por - 16/02/23

Roque

Gonçalo Roque, 85 anos, braço direito na animação do auditório de Silvio Santos, precisou ser internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele sofreu uma queda, no fim de semana, na rampa do condomínio onde mora e machucou profundamente o braço esquerdo. A informação foi dada a OFuxico pela esposa do animador, Janilda.

“O Roque teve que ser internado pois os médicos não gostaram do que viram, pois está com risco de pegar uma infecção generalizada”, contou.

Quando sofreu a queda, Roque chegou a contar: “Nesse domingo, eu sofri um acidente. Escorreguei em uma rampa de pedra, no condomínio onde moro. Rapidamente fomos para o hospital, pois para quem não sabe, tenho uma válvula na cabeça e não posso sofrer lesões. Foi feito uma tomografia e graças a Deus está tudo bem… fiquei com esse machucado no braço e estamos cuidando bem, fazendo curativos e passando os remédios receitados pelo médico.”

De acordo com a esposa de Roque, a válvula usada por conta da hidrocefalia não sofreu nenhuma alteração: “Graças a Deus que está tudo bem com a válvula. Mas o braço esquerdo dele ficou bastante machucado e pode causar uma perigosa infecção.”

Questionada por OFuxico, se Roque corre risco de amputação do braço, Janilda revelou: “Sim, pode. Isso se fôssemos pra casa. Mas está internado para os cuidados necessarios pra que isso não aconteça.”

Não será necessária a entrada em uma UTI: “Ele vai para o quarto”, finalizou.

VÁLVULA NA CABEÇA

No ano de 2017, quando tinha 80 anos, Roque passou por uma cirurgia no Hospital São Luiz, Morumbi, São Paulo, para colocar uma válvula na cabeça. O motivo da colocação foi pelo do diagnóstico de uma hidrocefalia.

O que é hidrocefalia?

Hidrocefalia (hidro = água + céfalo = cabeça) é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo do líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos cerebrais – cavidades intercomunicantes localizadas em áreas do encéfalo – e no espaço subaracnoide entre as membranas aracnoide e pia-mater das meninges. Esse acúmulo pode ser causado por um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquido cefalorraquidiano ou por algum tipo de obstrução que impeça sua circulação e drenagem.

O fato é que o excesso retido faz os ventrículos cerebrais dilatarem, o que pode provocar compressão e danos nas estruturas encefálicas. A hidrocefalia pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nas crianças e nos idosos.

Fonte: site do Dr Dráuzio Varella.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.