Stênio Garcia segue internado, aguarda exames e equipe pede respeito
Por Redação - 04/07/23 às 11:22
Stênio Garcia continua internado no hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O ator passou mal no sábado, dia 01 de julho e foi levado ao local onde, após alguns exames, a equipe médica que o atende detectou uma septicemia aguda.
Na noite de segunda-feira, 03 de julho, a equipe do ator atualizou seu estado de saúde atravéz de um comunicado:
“Informamos que o Stênio Garcia encontra-se em observação no Hospital Samaritano, estável, aguardando o resultado de alguns exames acompanhado de sua companheira Marilene Saad. Pedimos, ainda, que a intimidade do casal seja respeitada neste momento delicado. Novas atualizações sobre o estado de saúde do ator poderão ser passadas, tão logo sejam disponibilizados os boletins médicos pelo hospital”.
QUADRO DE SAÚDE NÃO TEM A VER COM HARMONIZAÇÃO
A mulher de Stênio Garcia, Marilene Saad surgiu nas redes sociais na segunda-feira, 3 de junho, para atualizar o estado de saúde do artista, que foi internado neste último fim de semana.
“Passando para informar que Stênio Garcia se encontra melhor. Os exames de urina e Doppler não detectaram alterações/bactérias!”, afirmou.
Segundo ela, o maior problema é na coluna: “A inflamação maior está na coluna, como já havia sido falado, devido ao pinçamento do nervo. Está descartada a relação com procedimentos estéticos ou com a harmonização facial realizada há 1 mês”.
O QUE É SEPTICEMIA
De acordo com o site do Dr Drauzio Varella. septicemia, que também é conhecida como infecção generalizada, sepse ou sépsis, é uma resposta do organismo para uma infecção, causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários, é uma doença potencialmente grave desencadeada por uma inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção, podendo levar a queda da pressão arterial, falência de órgãos, entre outros sintomas.
Trata-se de uma doença complexa e potencialmente grave. É desencadeada por uma resposta inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção, na maior parte das vezes causada por bactérias. Essa reação é a forma que o organismo encontra para combater o micro-organismo agressor.
Para isso, o sistema de defesa libera mediadores químicos que espalham a inflamação pelo organismo, o que pode determinar a disfunção ou a falência de múltiplos órgãos, provocada pela queda da pressão arterial, má oxigenação das células e tecidos e por alterações na coagulação do sangue.
O mais comum é o foco infeccioso inicial instalar-se nos seguintes órgãos: pulmões (por exemplo, pneumonia), abdômen (apendicite, peritonite, infecções biliares e hepáticas, que recebem o nome de sepse abdominal), rins e bexiga (infecções urinárias e renais), na pele (feridas, celulite, erisipela, aberturas para introdução de cateteres e sondas, abscessos) e no sistema nervoso central (por exemplo, a meningite).
Conforme o grau de evolução, a síndrome pode ser classificada em 3 níveis:
- Sepse: A resposta inflamatória provocada pela infecção está associada a pelo menos mais dois sinais. Por exemplo, febre, calafrios e falta de ar, entre outros
- Sepse grave: Quando há comprometimento funcional de um ou mais órgãos
- Choque séptico: Queda drástica de pressão arterial que não responde à administração de líquidos por via intravenosa.
De acordo com o Ministério da Saúde, os focos mais comuns ligados à doença são a pneumonia, a infecção urinária e a infecção abdominal. O órgão afirma que a doença é responsável por cerca de 11 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
Entre os sintomas da septicemia, estão: febre muito alta, aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada ou sinais como confusão, agitação, alteração do nível de consciência, dificuldades para respirar, diminuição da quantidade de urina e pressão baixa.
Não há exames específicos para a septicemia, mas alguns testes ajudam a identificar a existência da infecção e o diagnóstico é feito com base em identificar o foco infeccioso e os sinais de mau funcionamento de órgãos.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.