Barbie lança primeira versão da boneca com síndrome de Down

Por - 25/04/23 às 16:22

boneca barbie com síndrome de downReprodução/Instagram @barbie

Esta terça-feira, 25 de abril, é um dia muito especial para os passos da Mattel em busca de maior inclusão em seus produtos: eles anunciaram o lançamento da primeira versão da boneca Barbie com Síndrome de Down, afirmando que a “Barbie segue com sua jornada de inclusão”.

“A boneca Barbie com síndrome de Down tem como objetivo inspirar todas as crianças a contar mais histórias por meio da brincadeira”, declarou a Mattel em comunicado emitido para a imprensa.

Leia+: ‘Barbie’: Filme ganha penca de novidades e confirma Dua Lipa. Saiba tudo!

Essa Barbie conta com um vestido com mangas bufantes que apresenta borboletas e cores amarelas e azuis, que são símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down.

“Nosso objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, enquanto também encorajamos crianças a brincarem com as bonecas com as quais elas não se parecem”, afirmou Lisa McKnight, vice-presidente executiva e diretora global da Barbie & Dolls.

DETALHES DA BONECA

Essa boneca da Barbie pertence à linha Fashionistas 2023, que é totalmente focada em buscar mais diversidade ao brinquedo. A criação ocorreu em colaboração com a National Down Syndrome Society (NDSS) para garantir que a boneca represente com precisão uma pessoa com síndrome de Down.

Segundo a Mattel, algumas crianças com síndrome de Down usam órteses para apoiar seus pés e tornozelos, e por isso, o NDSS forneceu uma caixa de órteses para servir de inspiração na vida real para a Barbie Fashionista, combinando com sua roupa e as cores vivas em seu design.

Leia+: Juliette, Madonna, Bruna Marquezine e mais viram ‘Barbie’. Entenda!

“Isso significa muito para nossa comunidade, que pela primeira vez pode brincar com uma boneca Barbie que se parece com eles. Essa Barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representação. É um grande passo em frente para a inclusão e um momento que estamos comemorando”, afirmou Kandi Pickard, presidente e CEO da NDSS.

O profissional deu ainda mais detalhes da boneca: “O colar com pingente rosa da boneca com três chevrons para cima representa as três cópias do cromossomo 21, que é o material genético que causa as características associadas à síndrome de Down. Os três chevrons, ou setas, são um símbolo que une a comunidade da síndrome de Down e destinam-se a representar ‘os poucos sortudos’ que têm alguém com síndrome de Down em sua vida”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.