Bruno Fagundes se emociona com apoio do pai, Antônio Fagundes. Veja outros casos!

Por - 26/09/23 às 14:00

Bruno e Antônio FagundesBruno e Antônio Fagundes se emocionaram - Foto: Reprodução/ TV Globo

Antônio Fagundes participou do “Encontro” ao lado de Bruno Fagundes, nesta terça-feira, 26 de setembro, e juntos falaram sobre o amor entre pai e filho. O ator de 34 anos destacou a decisão de ter revelado publicamente a sua sexualidade e o relacionamento com Igor Fernandez. 

“Eu acho que eu comecei a entrar em um processo de encontrar a minha paz. É muito incômodo quando você não consegue se sentir confortável na própria pele. De repente, por que a gente tem que falar sobre isso ainda?”, destacou o filho do veterano.

Quanto mais a gente naturaliza o afeto e o amor, é melhor para a sociedade como um todo. Eu realmente queria pode encontrar a minha paz de poder existir plenamente”.

Bruno ainda comemorou o fato de receber todo o carinho e apoio dos pais. Vale destacar que a mãe dele é a atriz Mara Carvalho: “Meu pai e minha mãe são dois aliados. Quando você tem sua família como aliada, não tem barreira. Você não tem outra opção que não seja ser feliz. Foi um processo que a gente construiu, não foi da noite para o dia. Claro, é uma estrutura que está nas nossas costas. Uma estrutura geracional, ainda mais nós que temos uma diferença de uma geração mesmo entre mim e meu pai. A gente entendeu que o amor é a saída mesmo, não tem outro jeito. 

Antonio Fagundes aproveitou para defender que todos deveriam se despir de preconceitos e abandonar conceitos impostos por gerações passadas: “A minha geração foi criada embaixo dessa estrutura machista, patriarcal, reacionária, onde a pessoa não existe, existem valores que são infringidos a você desde criança que você carrega para o resto da vida sem nem saber por quê. Ninguém merece viver assim”, disse Fagundão.

Eu acho que a gente tem que passar por isso, entender isso e acabar com isso de uma vez. Tem que acabar com a misoginia, com a homofobia, com o patriarcalismo, com o machismo, com o sexismo, com o racismo e todas essas estruturas que foram montadas e não dependem da gente, mas que a gente está carregando à frente. Nós temos que romper com isso. 

Veja outros pais que apoiam filhos LGBTQIAP+!

Maurício de Souza, pai de Mauro de Souza

O criador da Turma da Mônica não para. Aos 87 anos, tem projetos para TV, cinema e streaming, tem rodado o país com um circo musical em torno de sua personagem famosa, que completou 60 anos, mas sem descuidar da família.

Pai de dez filhos – “todos criados com ajuda de muitas leituras de quadrinhos” – Mauricio fala com orgulho sobre Mauro, ativista LGBTQIA+: “Como pai amantíssimo dos filhos, não só do Mauro, o que fizer eles felizes, eu estou com eles. Amo meus filhos como eles são e, se o Mauro é feliz, eu acho que eu dei certo como pai”, já declarou o veterano

Maurício ressaltou ainda o receio por conta da homofobia: “Sempre penso que alguma coisa assim pode acontecer. A gente sugere que eles tomem cuidado. Infelizmente, há coisas ruins por aí acontecendo. Rezo para que nada ocorra com ele e, principalmente, que ele continue com seu ativismo e seu modo aberto, que está dando tão certo na vida dele”, destacou.

Mauro e Maurício de Souza
Mauro e Maurício de Souza têm parceria na vida privada e no trabalho – Foto: Divulgação

Solimões, pai de Gabeu

O cantor Gabeu, de 24 anos, sempre recebeu apoio do pai. E deixou isso explícito quando um vídeo viralizou nas redes sociais, no qual o sertanejo Solimões, da dupla de Rio Negro, falava da homossexualidade do filho.

Em tom de brincadeira, Gabeu disse que é aceito por Solimões, mas tem uma coisa que ele não admite: “Não me trata diferente por ser gay, mas se eu errar um verso de alguma [música] do Milionário e José Rico, sou expulso de casa”.

Solimões contou que percebeu que Gabeu era gay quando ele tinha oito anos e, desde então, decidiu que o apoiaria. “Para que eu vou querer mudar isso?”, falou. “Ele é meu filho, sou pai. Eu não tratei ele diferente de ninguém.”

Gabeu e Solimões
Gabeu e Solimões: Apoio total – Foto: Reprodução

Popó, pai de Juan

O filho do ex-pugilista se assumiu gay aos 16 anos e recebeu total apoio do pai: “Eu sou tão de família tradicional que meu pai achava que ser homem era trocar de mulher. Eu respeito muito a opção do meu filho e de muita gente. Algumas coisas eu não tolero, como muita gente também não tolera, mas as pessoas estão aprendendo a respeitar mais”, disse Popó.

O ex-boxeador, que se dá bem como namorado do filho, ainda brincou com o apelido carinhoso que chama seu filho, na intimidade dos dois. “Eu o chamo de viado porque é meu filho e trato como eu quero. Carinhosamente, chamo de meu viadinho e aquela coisa toda. Digo para ele: ‘Entre quatro paredes, bote para lascar, senão você vai ser corno’”, brincou.

Atualmente com 23 anos, Juan, um os sete filhos do ex-pugilista, é estagiário de medicina no SUS da Bahia.

Juan Freitas e Popó
Juan Freitas se assumiu aos 16anos e Popó sempre esteve ao lado – Foto: Reprodução

Kadu Moliterno, pai de Kenui

Desde 2016, Kenui filho caçula de Kadu Moliterno, vive nos Estados Unidos e lá, atualmente, costuma dividir momentos com o namorado americano.

O ator lembra quando o rapaz relembrou o momento em que seu filho se declarou gay, e falou sobre o medo que tem da homofobia.

“Recebi um telefone do meu filho falando que tinha visto que eu estava namorando na época a Cristianne e ele me disse que também estava feliz em um relacionamento. Perguntei o nome e ele me respondeu o nome de um moço. Dei aquela pausa e começou a cair a ficha. Nunca percebi”, contou Kadu.

Segundo o ator, após a revelação, ele conseguiu lidar bem com a situação. “Respondi: ‘É mesmo? Está contente?’. Ele começou a chorar e a contar que tinha medo de falar. Falei: ‘Filho, não tem porque ter medo’”, relembrou o pai.

“Sou ator, tenho a cabeça mais aberta e acredito que você tem que ser feliz da maneira que for, não interessa como. Meu amor nunca vai mudar por você. Só vou te criticar se você seguir um caminho errado como o das drogas”, acrescentou.

Kenui e Kadu Moliterno
Kenui e Kadu Moliterno: Revelação por telefone – Foto: Reproduçãoo

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino