Keyla Brasil, atriz trans, está em estado grave após fazer redesignação de sexo

Por - 09/09/23 às 07:15

Keyla BrasilKeyla Brasil viajou sozinha para Bangkok, na Tailânndia - Foto: Reprodução/Instagram @keyla-brasil2

Conhecida por invadir o palco do Teatro São Luiz, em Portugal, a atriz trans Keyla Brasil sofreu um AVC isquêmico na quinta-feira, 07 de setembro, diias após ter feito uma cirurgia de redesignação sexual, realizada numa clínica na Tailândia. O estado dela é grave.

De acordo com um comunicado da Ong portuguesa “Opus Diversidades”, publicado nas redes sociais, Keyla Brasil foi operada na Pratunam Polyclinic, onde se encontrava em recuperação.

Na tarde do dia 07, ela se sentiu mal e foi transferida para uma unidade do serviço nacional de saúde tailandês.

“Em 23 de agosto, Keyla Brasil empreendeu uma viagem solitária a Bangkok com o propósito de submeter-se a uma cirurgia de redesignação sexual na Pratunam Polyclinic, com o Dr. Thep. No dia 7 de setembro, fomos informados, através de outras pacientes brasileiras que compartilhavam a mesma clínica, que Keyla sofreu um mal-estar às 16h no horário tailandês, e recebeu assistência dos serviços médicos da clínica”, destacou o comunicado.

Comunicado sobre Keyla Brasil
Reprodução/ Instagram @opusdiversidades

“Após contato com a Embaixada do Brasil e o Consulado Tailandês, ficamos cientes de que Keyla foi admitida no sistema de saúde público devido a um AVC isquêmico, que afetou significativamente sua saúde cerebral. Sua condição é extremamente grave”, afirmou a Ong.

Vale destacar que o AVC isquêmico é o mais comum (em comparação ao AVC hemorrágico) e ocorre quando há um bloqueio do fluxo de sangue no cérebro, podendo provocar lesões cerebrais.

Comunicado sobre Keyla Brasil
Reprodução/Instagram @opusdiversidades

Feliz após a cirurgia

Ainda no leito o hospital, logo após a redesignação, Keyla Brasil chegou a fazer um vídeo, vibrando com o resultado:

“Chegou a pepeka… Amores, a cirurgia foi um sucesso e o médico disse que foi um dos melhores resultados que ele fez nos últimos anos, ficou perfeita… Obrigada por todo amor que vocês mandaram pra mim. Ainda estou no hospital, saio daqui a dois dias”, disse ela, mostrando dreno e curativo da operação, sorridente.

Quem é Keyla Brasil

Formada pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, Keyla Brasil ficou famosa na imprensa lusitana em janeiro deste ano. Na ocasião ela invadiu o palco do tradicional Teatro São Luiz, em Lisboa, interrompendo uma sessão da peça ‘Tudo Sobre Minha Mãe’.  

A artista paraense exigiu que o ator cis (sexo biológico, designado ao nascer) André Patrício, que interpretava uma travesti, fosse substituída por uma atriz trans, o que acabou acontecendo.

“Desce do palco! Tenha respeito por esse lugar”, gritou a brasileira. “O que está acontecendo é um assassinato, um apagamento da nossa identidade enquanto travesti. Se contrataram quatro mulheres, três homens, por que não contratam pessoas trans para fazer a personagem?”, indagou Keyla.  

Alguns espectadores reagiram contra ela, mas a artista se manteve firme: “Sabe por que eu trabalho como prostituta? Porque nós não temos espaço para estar aqui nesse palco, nesse lugar sagrado… Eu faria de graça esse espetáculo.” 

Ela foi ameaçada e precisou deixar a cidade temporariamente.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino