Abílio Diniz morreu por conta de uma pneumonite. Saiba o que é!

Por - 19/02/24 às 09:56

Abílio Diniz com camiseta preta escrito BrasilAbílio Diniz - Reprodução/Instagram

O empresário Abílio Diniz morreu aos 87 anos no domingo (18). Inicialmente informado que a causa foi uma pneumonia, logo houve uma atualização pelo comunicado oficial, em que ele teria sofrido com complicações de uma pneumonite.

A Pneumonite ou pneumonia química é um tipo de inflamação que afeta os pulmões causada devido à inalação de substâncias químicas capazes de irritar o órgão, de acordo com informações do site da Rede D’Or.

Morre humorista Paulo Diógenes, intérprete da ‘Raimundinha’

As causas de pneumonite

O início dos sintomas de pneumonia química costuma acontecer rapidamente, logo após a inalação ou aspiração de substâncias irritativas para o pulmão. Assim, o paciente passa a ter dificuldades para respirar e apresentar falta de ar.

No entanto, dependendo da substância inalada, os sintomas podem demorar mais tempo para surgir. Ao inalar fumaça em um incêndio, por exemplo, pode levar até três dias para que o paciente apresente os sintomas e as consequências dessa inalação.

Morre Tony Goes, jornalista da Folha de São Paulo, aos 63 anos

A principal causa de pneumonia química é a inalação de substâncias variadas que podem afetar o pulmão, como inalar fumaça em um grande incêndio ou outros vapores químicos, como de agrotóxicos, de solventes, de venenos industriais e de outras substâncias químicas, sem a devida proteção.

Ainda há a possibilidade da pneumonia ser aspirativa, onde o paciente aspira acidentalmente para o pulmão algum vômito ou refluxo gastroesofágico, levando à sua inflamação.

Sintomas da pneumonite

Entre os sintomas de pneumonia química, estão tosse; falta de ar; chiado no peito; produção de muco amarelado ou esverdeado; presença de sangue no muco; dor no peito; dor para respirar; irritação no nariz e na garganta; desorientação; fraqueza; febre; mal-estar; náuseas; dor abdominal.

Morte de Abílio Diniz

Morreu o empresário Abílio Diniz, aos 87 anos, neste domingo (18). A notícia foi divulgada pela família do empresário, no Instagram, na noite deste domingo (18). A causa foi insuficiência respiratória por conta de uma pneumonite.

A família de Abílio ainda divulgou uma nota por meio da assessoria de imprensa do empresário.

“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abílio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho”, dizia a nota.

Velório de Abílio Diniz

Em comunicado, a família do empresário informou que seu corpo será velado no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e com cerimônia aberta ao público, das 11h às 15h, no Salão Nobre.

---

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais


×