Camila Parker se torna Rainha Consorte. Saiba o que significa o título
Por Redação - 09/09/2022 - 15:25

Com a posse do Príncipe Charles agora se tornando Rei Charles III, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth III, a esposa do novo rei se tornou Rainha Consorte. O que seria uma Rainha Consorte na Inglaterra? Existe uma grande diferença nos títulos de Rainha e a Rainha Consorte.
Uma Rainha como Elizabeth II, nasce em uma família real, ou como dizem, em berço de ouro e está, naturalmente, na linha de sucessão. É a pessoa soberana em um reino; é chefe de Estado, sendo também uma pessoa apolítica. Elizabeth tinha o papel cerimonial, nomeava o primeiro-ministro, assinava leis aprovadas e também abria oficialmente a sessão anual do Parlamento, em Londres, e fazia as demais nomeações oficiais. Também assinava como chefe das Forças Armadas, Chefe da Commonwealth (Comunidade das Nações) e Governadora suprema da Igreja Anglicana.
Leia+: Rei Charles III faz primeiro pronunciamento como Rei: “Servir como minha mãe”
Já uma Rainha Consorte, é o título que se dá para a esposa do Rei. Ela segue a mesma posição social que o marido, mas com a diferença de não possuir poderes políticos e militares como o marido. Camila também não poderá assumir o posto de Rainha, após a morte do Rei Charles III, pois, na linha de sucessão natural britânica, está o Príncipe William.
Camila é casada com Charles desde 2005. Antes ela foi apontada como sua amante, enquanto ele ainda era casado com Diana Spencer, morta em 1997 em um trágico acidente em Paris.
No início, Bowles não era bem quista pelas pessoas, que haviam eleito Lady Di como a Rainha do Povo. Com um grande esforço e boas relações com veículos de imprensa, Camila passou a ter o respeito do povo, mas não se tornou tão popular.
DESEJO DA RAINHA
No mês de fevereiro deste ano, em uma mensagem à nação, Elizabeth II deixou claro que a nora, Camila Partker Bowles, fosse proclamada Rainha Consorte, quando ela morresse.
“Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que você dará a ele e sua esposa Camilla o mesmo apoio que me deu. E é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como Rainha Consorte enquanto continua seu próprio serviço leal”, indicou.
Leia+: Morte da Rainha é assunto nos jornais do mundo
“E, enquanto espero continuar a servi-los com todo o meu coração, espero que este Jubileu reúna famílias e amigos, vizinhos e comunidades – depois de alguns momentos difíceis para muitos de nós – a fim de desfrutar das celebrações e refletir sobre os desenvolvimentos positivos em nosso dia-a-dia que coincidiram tão felizmente com o meu reinado”, falou Elizabeth II, no dia em que completou 70 anos de reinado.
FUNERAL DA RAINHA
Com a morte da Rainha, muitos súditos e curiosos questionam sobre seu velório e sepultamento. As homenagens póstumas e o funeral da monarca, no trono, há 70 anos, começará com o translado do corpo para o Palácio de Buckingham, na Inglaterra.
De acordo com o protocolo real, a monarca só deverá ser sepultada dentro de 10 dias. Os primeiros dias de velório, de acordo com o protocolo, será restrito à família e amigos mais íntimos. Depois, abrem-se os portões para que súditos e pessoas vindas de todo o mundo possam prestar a última homenagem à Elizabeth II, atravessando um corredor, no Westminister Hall, próximo à urna funerária onde o corpo estará.
Leia+: Famosos lamentam a morte de Rainha Elizabeth II
Vale destacar que Elizabeth II será a primeira soberana a ter um funeral lá desde 1760. O local comporta cerca de A Abadia de Westminster comporta 2.200 fiéis, porém, poderão ser colocados assentos extras para que caibam cerca de 8.000 pessoas, assim como aconteceu em sua coroação.
SEPULTAMENTO
No décimo dia, segundo o “Protocolo London Bridge’ o corpo estará na Abadia de Westminister, onde será sepultado. Na data, ocorrerá um funeral de Estado, com a presença de funcionários do Estado de todo o mundo. O momento será coordenado pelas Forças Armadas e pelo Governo.
O dia do sepultamento do corpo da Rainha Elizabeth II será decretado feriado nacional e milhões de pessoas devem ocupar as ruas de Londres para dar o último adeus.
Rigorosamente às 11 horas da manhã (no Brasil 15h), os sinos do Big Bem vão badalar e todo o Reino Unido ficará em silêncio, em homenagem à ela.
Leia+: Morre Elizabeth II: Imagens marcantes da vida da Monarca
ANÚNCIO DA MORTE
Morreu nesta quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos, na Escócia, a rainha Elizabeth II do Reino Unido. A informação foi confirmada pela rede social da família real. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”. A monarca estava sob supervisão médica desde a manhã de hoje, data em que o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado oficial informando o estado de saúde da rainha.
Leia+: Rainha Elizabeth II: O que significa ‘Protocolo London Bridge’

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.