Lolita Rodrigues, pioneira da televisão brasileira, morre aos 94 anos

Por - 05/11/23 às 11:41

retrato de lolita rodrigues preto e brancoFoto: Reprodução/Instagram @arquivoespecial

Uma notícia extremamente triste abalou todo o Brasil: morreu na madrugada deste domingo, 05 de novembro, a atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, aos 94 anos, em João Pessoa, Paraíba, cidade que morava com a filha desde 2015.

A notícia abalou os brasileiros, afinal, ela foi uma das pioneiras e precursoras da televisão brasileira. Lolita estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia.

De acordo com a herdeira da artista, a médica Silvia Rodrigues, que confirmou a morte da matriarca após o óbito registrado às 4h30, o corpo dela será cremado ainda hoje, durante uma cerimônia restrita apenas à família. As informações são do portal G1.

Vida e carreira de Lolita Rodrigues

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nome de batismo de Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e fez história como precursora da TV no Brasil, como quando cantou o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950.

Ela também marcou gerações com uma entrevista a Jô Soares ao lado de Hebe Camargo e Nair Bello, fazendo uma reunião de amigos do quarteto, e até então, Lolita era a única deles que estava viva. Como atriz, esteve em trabalhos como “A Viagem”, “Sassaricando”, “Terra Nostra” e “Viver a Vida”, que foi seu último trabalho fixo na TV, em 2009.

Após se aposentar, Lolita Rodrigues fez poucas aparições públicas, como no lançamento de “Flor do Caribe”, em 2013, e em sua última aparição pública em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.

Ela também teve uma carreira como cantora no rádio, similar a Hebe Camargo, passando pelas rádios Bandeirantes, Cultura e Tupi. Aliás, a artista muito antes já tinha relação com o meio e comunicação, pois iniciou sua carreira ao participar de radionovelas ainda aos 10 anos de idade, pela Rádio Record.

Na vida pessoal, ela teve sua única filha, Silvia, com Aírton Rodrigues, e eles foram casados até 1983, quando ele morreu e Rodrigues ficou viúva. A história e Lolita foi contada na biografia “De Carne e Osso”, escrita pela jornalista Eliana Castro.

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×