Morre, aos 94 anos, Sidney Poitier, ícone do cinema e primeiro ator negro vencedor do Oscar

Por - 07/01/22

Sidney Poitier de smoking e sorridenteFoto: Grosby Group

Morreu nesta sexta-feira, 07 de janeiro, aos 94 anos, Sidney Poitier. Ele foi o primeiro negro a dar o pontapé inicial para atores negros atuarem no cinema e a vencer o Oscar de melhor ator principal, por conta do trabalho no drama “Uma Voz nas Sombras” (Lilies of the Field) em 1963. A morte do ator foi confirmada por Fred Mitchell, Ministro das Relações Exteriores das Bahamas. A causa ainda não foi revelada.

Sidney Poitier também esteve em grandes sucessos inesquecíveis como “Ao Mestre, com Carinho” e “Adivinhe Quem Vem Para Jantar”, ambos do ano de 1967.

TRAJETÓRIA

Sidney Poitier nasceu em Miami, em 1927 e cresceu em Cat Island, nas Bahamas. Ele trabalhou como diretor, tendo destaque para “Loucos de Dar Nó” (1980). Poitier cresceu em Cat Island, nas Bahamas. Além de seu trabalho nos cinemas, Sidney foi ativista pelos direitos civis, sendo merecedor da Medalha Presidencial da Liberdade, entregue a ele pelo presidente Barack Obama (2009). também foi Embaixador das Bahamas no Japão entre 1997 e 2007.

No ano de 2002, recebeu o Oscar pelo Conjunto da Obra, por sua contribuição ao cinema e sua última aparição numa edição do Oscar foi em 2014, quando, ao lado de Angelina Jolie apresentou o prêmio de Melhor Diretor. Na época, ele foi ovacionado de pé pela plateia.

Sidney Poitier foi casado duas vezes, sendo que ficou com Joanna Shimkus por 45 anos e, com ela, teve seis filhos, um deles, a atriz americana Sydney Tamiia Poitier.

Veja a cena emocionante do filme “Ao Mestre com Carinho”, estrelado por Sidney Poitier:

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Regina Duarte vira piada ao comentar montagem de Bolsonaro com Jesus
Viih Tube tira o megahair e exibe cabelo natural
Camila Queiroz e Klebber Toledo trocam carinhos na praia

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---