Papa emérito Bento XVI é enterrado na basílica de São Pedro

Por - 05/01/23 às 09:50

Papa Francisco diante do caixão do Papa Bento XVIPapa Francisco celebrou a missa no funeral de Bento XVI - Foto: Reprodução/ Twitter

O corpo do Papa emérito Bento XVI foi enterrado na manhã desta quinta-feira, 05 de janeiro na cripta que fica sob a Basílica de São Pedro. Ele morreu aos 95 anos, no último dia 31 de Dezembro. O sóbrio caixão de madeira de Joseph Ratzinger deixou a Praça de São Pedro sob os aplausos dos fiéis.

Leia +: Bento XVI renunciou ao cargo alegando “falta de força”

Conforme as regras do Vaticano, o dia do funeral é decidido pelo Colégio de Cardeais e deve ser realizado entre o quarto e o sexto dias depois da morte do Pontífice, a não ser que este tenha deixado um testamento que forneça uma data diferente.

Antes de ser conduzido para a basílica, uma missa presidida pelo Papa Francisco diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, emocionou a todos. Foi uma cerimônia inédita na história moderna da Igreja Católica. 

O caixão simples de madeira com os restos mortais de Bento XVI, que carrega uma cópia dos Evangelhos, foi colocado no altar instalado no átrio da basílica, à qual o Papa Francisco chegou em uma cadeira de rodas.

Vale destacar que o corpo de João Paulo II estava na mesma cripta na Basílica de São Pedro, até sua beatificação em 2011, data em que seus restos mortais foram removidos do local.

Uma curiosidade: a morte de Bento XVI não é considerada motivo de luto oficial. Isso só aconteceria caso ele fosse o papa em exercício.

A VIDA DO PAPA EMÉRITO

O Papa emérito Bento XVI nasceu na Alemanha e ocupou o cardo entre 2005 e 2013. Foi uma das figuras mais polêmicas e misteriosas da Igreja Católica, principalmente por ter abdicado do cargo, algo inusitado na função maior da religião. Também foi um dos principais atacados pela mídia e se envolveu nas mais diversas polêmicas ao longo de seu papado.

Leia+: Religião já virou motivo de briga entre famosos

Apesar de um defensor da fé católica, Bento XVI nunca deixou a ciência de lado. Pelo contrário, é um dos grandes estudiosos de nosso tempo. Ele tem dez Doutorados Honoris Causa em diferentes cantos do mundo, fala ao menos seis idiomas, inclusive o português, além de ler grego antigo e hebraico. Em 2014, a Pontifícia Academia das Ciências de Roma inaugurou um busto do emérito Papa em cerimônia presidida pelo Papa Francisco.

O 265º Papa da Igreja Católica (também chamado bispo de Roma), viveu seus últimos anos no Convento Mater Ecclesiae e passou a usar o título de Papa Emérito. O estado de saúde de Bento XVI já preocupa pessoas próximas desde 2020. Seu biógrafo chegou a afirmar que a voz dele já era quase inaudível e sua idade avançada preocupava.

Antes do Papa emérito, a última abdicação de um papa da Igreja Católica aconteceu há mais de 500 anos. Em 1415 Gregórico XII deixou o cargo e, antes dele, Ponciano em 235 e Celestino V, no ano de 1294, de acordo com o jornal Italiano La Stampa.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino