Paulo César Pereio, ex-marido de Cissa Guimarães, morre aos 83 anos
Por Flavia Cirino - 13/05/24 às 06:55
Paulo César Pereio morreu aos 83 anos, no domingo, 12 de maio. Ele estava internado no Hospital Casa Saúde Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
O ator havia dado entrada na madrugada anterior, em estado grave. Imediatamente, Pereio começou a receber tratamento para uma doença hepática avançada.
Casado três vezes, Paulo César Pereio teve quatro filhos, dois deles com Cissa Guimarães. A atriz e apresentadora prestou homenagem a ele.
“Eu era uma menina e você me mostrou o mundo e o amor pelo nosso ofício. Fizemos filhos e história, meu amor, e agora temos nossos netos lindos para continuar nosso amor, que será sempre eterno!”, escreveu Cissa.
Te amo e te reverencio imenso! Obrigada pelos nossos sagrados filhos, obrigada, obrigada, obrigada! Vai na luz meu companheiro, com todo meu amor! Salve Paulo César Peréio!”
João Velho, ator e filho do ex-casal, também expressou sua gratidão e tristeza: “Morre com ele um pouco da história do cinema, da nossa cultura. É um dia de tristeza, mas também de celebração, pois meu pai sempre viveu a vida com muita intensidade.”
Quem era Paulo César Pereio
Nascido em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940, Paulo César Pereio era conhecido sobretudo por seu espírito rebelde.
Paulo César Pereio morava no Retiro dos Artistas
Com mais de 60 filmes, alguns de grandes cineastas brasileiros como Glauber Rocha, Ruy Guerra e Hector Babenco, Paulo César Pereio ainda assim teve trabalhos marcantes na TV e no teatro.
Entre seus trabalhos mais notáveis, contudo, estão as atuações em “Terra em Transe” de Glauber Rocha, além de “Toda Nudez Será Castigada” e “Eu te amo”, ambos de Arnaldo Jabor. Diretor do documentário “Peréio, Eu Te Odeio”, Allan Sieber celebrou a trajetória do ator e se solidarizou com a família:
João Velho visitou o pai no Retiro dos Artistas
“Peréio odiaria odes sentimentaloides nessa hora. Tava ruim pra ele e ele saiu de cena. Timing perfeito. Coisa de grande ator. Triste aqui, e ao mesmo tempo feliz por ter tido a oportunidade de conviver e aprender com ele. O último de uma espécie. Meu abraço na família linda”, disse ele.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino