Roberto Szaniecki, o ‘polonês’, morre aos 62 anos. Saiba quem era ele!

Por - 01/11/23 às 07:29

Roberto Szaniecki sentado diante do computadorRoberto Szaniecki fez história no Carnaval- Foto: Reprodução/ Portela

O carnaval perde mais um expoente. Morreu na terça-feira, 31 de outubro, o carnavalesco Roberto Szaniecki, um dia após completar 62 anos. Natural da Polônia, ele enfrentava problemas de saúde nos últimos anos e a causa da morte não foi divulgada. Contudo sabe-se que o artista ele sofria com a Diabetes e lutava contra a depressão.

“Meu amor se livrou de toda a dor… Você vai estar sempre em mim, no nosso filho, nos nossos corações. Te amo infinitamente”, lamentou a viúva, Wilma Garcia

No Rio de Janeiro Roberto assinou trabalhos no Salgueiro, União da Ilha, Mangueira, Portela, Inocentes, Unidos da Ponte e Estácio de Sá. Seu último trabalho na Cidade Maravilhosa foi em 2013, na Grande Rio, com o enredo “Amo o Rio e vou à luta: ouro negro sem disputa”, terminando na sexta colocação.

Em São Paulo, Szaniecki foi campeão na Gaviões da Fiel, em 1999, com o enredo “O Príncipe Encoberto ou a Busca de Dom Sebastião na Ilha de São Luís do Maranhão”. Venceu também na Império de Casa Verde, em 2006, com o enredo “Do Boi Místico ao Boi Real – De Garcia D´Ávila na Bahia ao Nelore – O Boi que come capim – A Saga pecuária no Brasil para o Mundo”. Roberto ainda trabalhou na Tom Maior e fez seu último desfile em 2016 na tradicional Nenê de Vila Matilde, com uma homenagem à Cláudia Raia. com o enredo “Nenê apresenta seu musical: Rainha Raia nas asas do carnaval”. A agremiação ficou em nono lugar.

Vaquinha e despedidas

Há pouco mais de dois anos, amigos do carnavalesco criaram uma vaquinha on-line para arrecadar fundos e ajudar o artista, na ocasião, internado no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, para tratar de uma doença crônica.

Agremiações nas quais ele trabalhou prestaram homenagens. O Salgueiro destacou a trajetória do artista e a rainha da bateria, Viviane Araújo lamentou: “Grande Szaniecki! Descanse em paz!”

A Grande Rio destacou o talento do carnavalesco: “Artista brilhante que assinou desfiles inesquecíveis em nossa escola, como nossos vice-campeonatos de 2006 e 2007, entre outros. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de luto profundo”.

Apesar de não ter passado pela Unidos da Tijuca, a escola de samba carioca também se pronunciou e lamentou a morte do carnavalesco polonês.

A Vila Isabel expressou pesar: “A Unidos de Vila Isabel manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do carnavalesco Roberto Szaniecki”.

A Unidos do Viradouro também se manifestou: “A Unidos do Viradouro lamenta a morte do carnavalesco Robeto Szaniecki. Desejamos toda força aos amigos e familiares. Fica um grande legado no nosso Carnaval. Descanse em paz”.

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×