Vão deixar saudade! Relembre as mortes mais marcantes de 2022

Por - 26/12/22 às 06:40

mortes 2022Reprodução/Instagram/TV Globo

Em 2022, personalidades da música, do jornalismo e da dramaturgia se foram deixando saudade entre fãs, amigos e familiares. De Elza Soares a Claudia Jimenez, passando por Jô Soares, Gal Costa, Erasmo Carlos e Milton Gonçalves. Nomes que jamais serão esquecidos e que OFuxico relembra agora com carinho.

Leia+: BBB23: Casa de Vidro começa antes da estreia do reality. Saiba tudo!

ELZA SOARES, CANTORA

Elza Soares semblante serio
Elza, uma das maiores vozes que o Brasil já teve. Foto: Divulgação

Elza Soares morreu no dia 20 de janeiro, aos 94 anos, no Rio de Janeiro. Em nota enviada à imprensa, a assessoria da artista informou que uma das maiores vozes do Brasil faleceu em casa, dormindo e de causas naturais. “A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, diz o texto assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e equipe da cantora.

FRANÇOISE FOURTON

FRANÇOISE FOURTON
Atriz lutava contra um câncer. Foto: Rogério Lorenzoni/TV Globo

Françoise Forton morreu aos 64 anos em 16 de janeiro. A atriz estava internada há cerca de quatro meses na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por complicações de um câncer. Ela enfrentava um segundo câncer. Enquanto gravava “Tieta” (1989), aos 33 anos, Françoise também havia sido diagnosticada com um tumor. A atriz presentou uma piora nas últimas horas não resistindo. Ela deixou um filho, Guilherme Fourton Viotti, e seu marido, o produtor cultural Eduardo Barata, com quem se casou em 2014.

ARNALDO JABOUR, JORNALISTA, CINEASTA

Arnaldo Jabor de camisa de manga branca, sentado
Jabour: conhecido por seus comentários irônicos. Foto: Divulgação

O cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, de 81 anos, morreu no dia 15 de fevereiro. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 17 de dezembro de 2021, por conta de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Jabor ficou conhecido por seus comentários irônicos e irreverentes nos telejornais da TV Globo, desde os anos de 1990. Carioca, ele assinou a direção de grandes sucessos do cinema nacional, como “Eu Te Amo” (1981), “Eu sei que vou te amar” (1986), que inclusive foi indicado à Palma de Ouro de melhor filme do Festival de Cannes.

MILTON GONÇALVES, ATOR E DIRETOR

Milton Gonçalves sorrindo
Ator e diretor vinha lutando contra complicações de um AVC. Foto: TV Globo/ João Cotta

Milton Gonçalves nos deixou no dia 30 de maio, aos 88 anos. De acordo com familiares, o ator e diretor faleceu em casa por volta de 12h30, em consequência de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que sofreu um AVC, em 2020. Milton atuou em mais de 40 novelas, programas humorísticos e minisséries de sucesso, como as primeiras versões de “Irmãos Coragem” (1970); “A Grande Família” (1972); e “Escrava Isaura” (1976). Seu último trabalho na TV Globo foi na minissérie “Se eu Fechar os Olhos Agora”, em 2019, com roteiro de Ricardo Linhares, inspirado na obra homônima de Edney Silvestre. O ator foi o primeiro brasileiro a apresentar um prêmio no Emmy internacional.

MARILU BUENO, ATRIZ

Marilu Bueno
Atriz tinha 50 anos de carreira. Foto: Divulgação/TV Globo

Marilu Bueno, de 82 anos, morreu no dia 22 de junho, no Rio de Janeiro. A atriz estava internada em estado grave no Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 2 de junho, onde fez uma cirurgia no abdômen. Por conta de complicações no pós-operatório, ela precisou ser levada para a UTI, mas não resistiu. Com 50 anos de experiência na televisão, a atriz esteve no elenco de novelas como “Eta Mundo Bom”, “Guerra dos Sexos”, “Kubanacan”, além dos humorísticos “Escolinha do Professor Raimundo”, “Sítio do Pica-pau Amarelo” e “A Grande Família”. Seu último papel foi Dulce, na novela “Salve-se quem puder”, de 2020.

SUSANA NASPOLINI, JORNALISTA

susana naspolini
Jornalista era adorada pelo cariocas. Reprodução/Instagram@susana naspolini

A jornalista Susana Naspolini morreu no 25 de outubro, aos 49 anos. A repórter do “RJ1” estava internada em um hospital de São Paulo tratando um câncer avançado já em fase de metástase. A morte foi confirmada pela filha, Julia Naspolini. Em publicação no Instagram, ela agradeceu pelas orações e lembrou a longa luta da mãe contra a doença. “Oi, amigos, Julia aqui. É com o coração doendo que venho contar pra vocês que a mamãe não está mais com a gente. Ela lutou muito, nossa guerreira! Agradeço muito pelas orações, muito mesmo, muito obrigada, mas infelizmente não deu”. Susana enfrentou a doença por cinco vezes. A jornalista tinha apenas 18 anos quando descobriu que estava com câncer nas células do sistema linfático. Era o início de uma grande luta.

JÔ SOARES, APRESENTADOR

Jô Soares no Programa do Jô
Jô, um dos grandes nomes da TV brasileira, em seu talk show. Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo

Jô Soares nos deixou no dia 5 de agosto, aos 84 anos. A causa da morte não foi revelada. O ator e apresentador estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 28 de julho. O carisma de José Eugênio Soares, batizado de o “gordo mais amado do Brasil”, refletiu nas redes sociais de fãs e famosos repetidamente. Sua marca sempre esteve estampada no humor, na escrita e nos últimos anos realizando entrevistas em seus talks shows.

CLAUDIA JIMENEZ, ATRIZ

Claudia Jimenez de azul, sorrindo
Atriz e humorista foi destaque na Escolinha do Professor Raimundo. Foto: Divulgação

Claudia Jimenez morreu no dia 20 de agosto, aos 63 anos. A atriz estava internada no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A artista passou por pelo menos três cirurgias no coração, enfraquecido por causa da radioterapia para tratar um câncer no tórax. Miguel Falabella foi um dos primeiros a lamentar a morte da amiga. Nas redes sociais, ele postou a seguinte mensagem: “Fui procurar uma foto para ilustrar essa postagem e me deparei com uma vida. Agora, estou deitado, passando um filme na minha cabeça, tentando me agarrar às tantas gargalhadas que demos, ao prazer de atuar juntos…”

ROLANDO BOLDRIN, CANTOR E COMPOSITOR

Missa de sétimo dia de Rolando Boldrin
Um dos pioneiros da divulgação da música caipira no Brasil. Foto: Reprodução/Youtube

A Fundação Padre Anchieta lamentou profundamente a morte do ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin, no dia 9 de novembro, aos 86 anos. O artista estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. Considerado um dos expoentes da música caipira no Brasil, Boldrin nos deixou devido a uma insuficiência respiratória e renal.

RAINHA ELIZABETH II

Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II ocupou o trono por 70 anos. Foto: Instagram/@theroyalfamily

Morreu em 8 de setembro, aos 96 anos, na Escócia, a rainha Elizabeth II do Reino Unido. A informação foi confirmada pela rede social da família real. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”. A monarca estava sob supervisão médica desde a manhã de hoje, data em que o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado oficial informando o estado de saúde da rainha. Na data, a nota informava que a monarca “estava confortável”, porém os médicos estariam preocupados com seu estado de saúde. Membros da família real foram chamados para ir ao palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias onde Elizabeth II estava deste o último dia 21 de julho.

ISABEL SALGADO, EX-JOGADORA DE VÔLEI

Isabel Salgado
Isabel estava com 62 anos. Reprodução/Instagram

Maria Isabel Barroso Salgado, uma das maiores referências do vôlei brasileiro, conhecida como Isabel do Vôlei, morreu no dia 16 de novembro, no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo. A ex-atleta era uma referência no esporte e disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra e migrou para o vôlei de praia nos anos 1990, sendo um dos nomes importantes para popularizar o esporte. A morte foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto. “Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi intubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”.

ERASMO CARLOS, CANTOR E COMPOSITOR

Erasmo Carlos
Erasmo Carlos estava com 81 anos – João Cotta/TV Globo

Erasmo Carlos deixou o universo da música de luto no dia 22 de novembro. Ele estava internado no Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, tratando uma síndrome edemigênica – doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, e que dificulta a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos, que pode ser causada por doenças cardíacas, dos vasos ou renais. Foram muitas as manifestações de carinho que o músico recebeu.

GAL COSTA

gal costa cantando no palco (2)
Gal nos deixou aos 77 anos. Foto: AgNews

Gal Costa morreu em 9 de novembro. A partida da cantora e compositora pegou muitos de surpresa. A informação foi confirmada pela assessoria da artista. Gal tinha dado uma pausa em sua agenda de show, já que havia passado por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, no entanto, não existia nenhuma indicação que essa situação estaria ligada com a causa de sua morte. A causa da morte não foi revelada. Assim como Erasmo Carlos e tantos outros, a morte foi sentida por milhares de brasileiros.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.


×