Juliette é acusada novamente de plágio

Por - 28/11/23

Capa de "Falta de Atenção" de Juliette e Nattanzinho; e performance de Marina Abramovic e Ulay

Depois da polêmica acusação de plagiar uma música de Emicida, Juliette está sendo novamente apontada como responsável por copiar um outro trabalho. A cantora teria se inspirado na obra de Marina Abramovic e Ulay para a capa do novo single em parceria com Nattan.

Na capa de “Falta de Atenção”, Juliette segura um arco e flecha apontado para Nattan, que também segura o objeto. Na performance artística dos iugoslavos, Marina e Ulay ficaram segurando um arco e flecha na mesma posição que os brasileiros durante quatro minutos.

Em nota, a equipe da artista esclareceu a situação. “Em relação à capa do visualizer ‘Falta de Atenção’, de Juliette feat Nattan, esclarecemos que a inspiração visual foi a obra ‘Rest Energy’, dos artistas Marina Abramovic e Ulay, criada em 1980, em Amsterdã – dos quais a cantora tem profunda admiração”, iniciou.

“Ressaltamos que as acusações de plágio são infundadas e estão sendo analisadas uma a uma pelo jurídico. O processo criativo buscou homenagear a obra original sem reproduzi-la”, afirmou a nota.

Além disso, Juliette publicou nas redes sociais uma série de informações sobre a arte de Abramovic, recomendando aos seguidores conhecer o trabalho da artista. “Arte, performance, inspiração”, escreveu na legenda.

AmarElo x Magia Amarela

Não foi a primeira nem a segunda vez que Juliette foi acusada de plágio. A mais emblemática delas aconteceu há um mês, quando alguns internautas detectaram semelhanças no conceito de “Magia Amarela”, single da cantora com Duda Beat para uma ação publicitária, com o projeto “AmarElo”, de Emicida. As semelhanças iam das artes de divulgação até ao cenário para a fotografia do projeto. 

Evandro Fióti, produtor e irmão de Emicida, foi o primeiro a falar do assunto: “Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? Tem noção o ódio que gera? Tem noção a vontade que dá de botar fogo em tudo?”.

Diante da repercussão negativa, Juliette e Duda Beat resolveram se pronunciar sobre o caso. “Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.

O projeto foi cancelado pela Bauducco e a campeã do BBB21 reforçou: “Tudo foi entendido, conversado, eu conversei pessoalmente e com todo o respeito do mundo, com a Emicida, com o Fióti. Enfim, não há lados opostos, não há intenção nenhuma, nem deles, nem minha, nem de ninguém, que pessoas sejam machucadas, que tenham essa energia aí, que não é legal. Enfim, tá tudo bem, tudo tranquilo, ok?”.