RBD: Relembre a história do grupo que ainda é um fenômeno mundial
Por Redação - 19/09/23 às 07:00
Fãs RBD preparem o coração, pois a passagem do grupo pelo Brasil está chegando! O grupo, formado atualmente por Dulce Maria, Anahí, Maite Perroni, Christopher Uckerman e Christián Chávez, realiza shows no em São Paulo e no Rio de Janeiro em novembro.
As apresentações, que fazem parte da Soy Rebelde Tour, estão marcadas para acontecer nos dia 9 e 10 de novembro no Rio de Janeiro e nos dias 12, 13, 16, 17, 18 e 19 em São Paulo. Todas os shows já estão com ingressos esgotados.
Mesmo após 15 anos do fim do grupo, o RBD ainda arrasta uma multidão de fãs com as clássicas canções “Rebelde”, “Un Poco De Tu Amor”, “Trás De Mi”, entre outras.
- Soy Rebelde Tour: Último show do RBD no Estádio Azteca vai ficar para a história
- Ex-RBD Poncho Herrera relembra tragédia no Brasil e revela: ‘Ainda sofro’
- Com oito shows no Brasil, turnê do RBD é ameaçada por saúde de Anahí
Quer saber como tudo começou e como os artistas ainda conseguem ter tantos fãs mesmo após anos separados? Basta continuar nesta matéria!
O começo de tudo
O RBD, uma abreviação de “Rebelde”, teve sua origem no ano de 2004, durante a produção da novela mexicana “Rebelde”, que foi exibida pela Televisa no Canal de las Estrellas de 4 de outubro de 2004 a 2 de junho de 2006. No Brasil, a produção foi exibida pelo SBT entre 15 de agosto de 2005 e 29 de dezembro de 2006.
Após o término da trama, o grupo continuou sua carreira musical. Inicialmente, a banda era composta por quatro membros, Roberta Pardo (Dulce María), Miguel Arango (Alfonso Herrera), Diego Bustamante (Christopher von Uckermann) e Celina Ferrer (Estefanía Villarreal). Conforme a telenovela avança, Mía Colucci (Anahí), Giovanni Méndez (Christian Chávez) e Lupita Fernandez (Maite Perroni) foram incorporados ao grupo, resultando na saída da personagem Celina ainda na primeira temporada.
O RBD lançou seu primeiro single, “Rebelde”, em 30 de setembro de 2004. Em novembro do mesmo ano, o grupo lançou o primeiro álbum no México, intitulado “Rebelde”, que posteriormente foi lançado em janeiro de 2005 nos demais países ao redor do mundo. No entanto, no Brasil, o álbum só chegou às prateleiras em novembro de 2005.
No México, o álbum conquistou um disco de diamante e um disco de ouro devido às mais de 550 mil cópias vendidas. Além disso, ele permaneceu no topo da lista dos discos mais vendidos do país por incríveis cinquenta e sete semanas.
O álbum “Nuestro Amor”, o segundo disco de estúdio do grupo, foi lançado no México em setembro de 2005. O álbum estabeleceu novos recordes de vendas no país, com incríveis 127 mil cópias vendidas em apenas sete horas após o lançamento.
Em 21 de novembro de 2006, o RBD lançou seu terceiro álbum gravado em estúdio, intitulado “Celestial”, que é considerado o mais bem-sucedido da carreira do grupo nos Estados Unidos. Já em 19 de dezembro, o grupo lançou o álbum “Rebels”, que foi o primeiro disco em língua inglesa do RBD.
Em 24 de novembro de 2007, o RBD lançou o álbum “Empezar Desde Cero”, que vendeu mais de 400 mil cópias apenas no México e também foi indicado para o Grammy Latino 2008 na categoria Melhor Álbum Vocal Pop em Dupla ou Grupo.
Turnês
- Tour Generación RBD
Em janeiro de 2005, o grupo iniciou sua primeira turnê, chamada de Tour Generación RBD. A turnê não se limitou ao México, passando por vários países da América Latina. O primeiro show internacional ocorreu na Colômbia, em Medellín, para uma plateia de 30 mil pessoas.
Em julho de 2005, a banda lançou seu primeiro CD/DVD ao vivo, intitulado “Tour Generación RBD En Vivo”, gravado no Palácio de Los Deportes, na Cidade do México, para um público de mais de 40 mil pessoas. O DVD vendeu 250 mil cópias no México, 100 mil nos Estados Unidos e 50 mil na Espanha. No Brasil, o DVD ficou em nono lugar entre os mais vendidos de 2005 e em terceiro lugar entre os mais vendidos de 2006.
- Nuestro Amor Tour
Em 2006, aconteceu a estreia da segunda turnê, a “Nuestro Amor Tour”. O grupo realizou um show acústico em 21 de janeiro de 2006 no Teatro Pantages, em Los Angeles, para uma plateia de duas mil pessoas. Já no dia 20 de fevereiro de 2006, a banda realizou um show no estádio Memorial Coliseum, para uma multidão de 70 mil pessoas.
Em abril, lançaram “Live in Hollywood”, um CD e DVD ao vivo gravado no Teatro Pantages, em Los Angeles. O DVD se destacou como o mais vendido no Brasil em 2006, de acordo com a Pro-Música Brasil (PMB).
O grupo se apresentou no Brasil com a “Nuestro Amor Tour” em setembro de 2006 e até hoje é considerada como a maior turnê de um artista internacional já realizada no país. Durante a passagem, o grupo gravou o clipe de “Ser O Parecer”, em São Paulo, e gravou o DVD “Live In Rio”, em uma apresentação emocionante no Estádio do Maracanã para 45 mil pessoas.
- Tour Celestial
Em abril de 2007, o grupo deu início aos show da Tour Celestial, que passou por diversos países da América e Europa, incluindo o Brasil.
Durante passagem pela Espanha, a banda gravou o DVD “Hecho en España” no Estádio Vicente Calderón, para uma audiência de 40 mil pessoas.
- Empezar Desde Cero Tour
Em fevereiro de 2008, a banda começou a turnê “Empezar Desde Cero”, que passou por diversos países da América e Europa, incluindo o Brasil.
Foi nesta passagem pelo País, inclusive, que o grupo de apresentou na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para uma plateia de 200 mil pessoas, o que originou o DVD “Live In Brasília”.
- Tour Del Adiós
Entre 1º de novembro e 21 de dezembro de 2008 aconteceu a turnê de despedida do grupo, que originou o DVD “Turnê do Adeus”, gravado na Arena Skol Anhembi, em São Paulo, em um show com 25 mil pessoas.
O grupo também lançou o último álbum “Para Olvidarte De Mi”, que foi o adeus (quase) definitivo do grupo.
Separação
Em 15 de agosto de 2008, a banda anunciou, por meio de um comunicado, o fim do grupo, deixando fãs ao redor do mundo chocados.
Em diversos países, inclusive aconteceram protestos contra o fim do grupo. A Avenida Paulista, em São Paulo, recebeu cerca de duas mil pessoas em protesto, o que só prova que o música do RBD continuaria a tocar o coração das pessoas mesmo após o fim da banda.
Concerto Ser O Parecer
No final de 2019, os seis integrantes originais apareceram juntos nas redes sociais levantando rumores de uma possível volta, mas na época eles afirmaram que se tratava apenas de uma reunião de amigos.
Porém, em setembro de 2020 foi anunciado o concerto virtual “Ser O Parecer: The Global Virtual Union”, que contou apenas com os quatro integrantes Anahí, Christian, Christopher e Maite. Dulce e Alfonso optaram por não participar por questões pessoais.
A live aconteceu no dia 26 de dezembro e foi acompanhada por mais de 1,5 de pessoas ao redor do mundo.
Soy Rebelde Tour
No dia 19 de janeiro de 2023, veio a notícia que todo mundo esperava. Os integrantes, com exceção de Alfonso Herrera, anunciaram uma turnê em comemoração aos 20 anos do início do grupo.
A turnê começou em agosto nos Estados Unidos e se encerrará em dezembro no México. Apenas 24 horas após o início das vendas, o grupo vendeu 800 mil ingressos nos shows iniciais nos Estados Unidos, México e Brasil.
Devido à enorme demanda, o grupo precisou anunciar datas extras em diversos países. O repertório da turnê conta com sucessos como “Un Poco De Tu Amor”, “Aún Hay Algo”, “Celestial”, “Este Corazón”, entre outros.
É inegável que o RBD foi e ainda é um fenômeno. E agora muitos fãs que, na época, eram crianças ou adolescentes, agora poderão aproveitar um show do grupo novamente.
Ausência de Poncho
Desde o fim do grupo em 2008, Alfonso Herrera, conhecido como Poncho, decidiu focar em outras coisas como na carreira de ator.
“Eu queria fazer outras coisas, como atuar. Tínhamos um acordo: se um dos músicos decidisse sair, o grupo acabaria. Isso foi respeitado, felizmente”, disse ele.
Porém, parece que o artista mudou de ideia, ao revelar recentemente que aceitaria participar dos shows. “Se me convidarem, eu vou”, disse ele em entrevista a Revista Quién.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.