Rock In Rio: Fafá de Belém puxa coro por falta de artistas do Norte
Por Murilo Rocha - 30/04/24 às 15:20
O “Dia Brasil”, do Rock In Rio, começou a causar nas redes sociais com as confirmações dos nomes que foram surgindo ao longo do dia.
Mas, nem só de alegria vive o momento com um destaque especial para a música brasileira, isto porque alguns artistas apontaram a falta de gêneros musicais e de alguns artistas em específico.
Anitta está confirmada no show de Madonna!
Fafá de Belém, por exemplo, puxou o coro nas redes sociais com um grande texto e citou ela, Gaby Amarantos, que ganhou um Latin Grammy recentemente, Joelma e outros nomes. A cantora destacou que sentiu falta da música do norte do Brasil representada.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Ela citou nomes, culturas da região, como Boi Bumbá, e protestou que o festival tem um dia específico para o Brasil, mas deixa o Norte de fora:
“A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos, Aíla? Onde estou eu? O carimbó, o siriá, o boi bumbá, o Caprichoso, o Garantido, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Joelma Klaudia, gangue do eletro, aparelhagens (Carabao, Crocodilo, Tupinamba), Nilson Chaves, Arthur Nogueira, Suraras do Tapajos, Kae Guajajara, as guitarradas do Pará, o tecnobrega, artistas indígenas, e tantos outros que levam a cultura do norte no seu sangue e na sua vida?. O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? O maior festival de música do país tem um Dia Brasil e nos coloca da porta para fora.”, escreveu Fafá de Belém.
Tema dos 40 anos de Rock In Rio é gravado por nomes da música brasileira
Mais protestos
Dentro da postagem de Fafá de Belém, alguns nomes se pronunciaram sobre a falta de alguns artistas. Joelma, por exemplo, escreveu que “não irão apagá-los” e que a parte norte do Brasil não será apagada.
Chappell Roan é um nome em ascensão que você deve conhecer!
Manuh Batidão decretou que isto é “inaceitável” e que todos os artistas que representam a cultura nortista não irão parar, pois “são fortes”. Dira Paes e Alessandra Negrini, duas grandes atrizes, apoiaram Fafá em seu post.
Jaloo, cantora da cena alternativa, também reclamou. Ela fez um post nas redes sociais e criticou não só o Rock In Rio, como todos os festivais.
““Deus tá vendo a cantora aqui de disco saído do forno, fora de uma penca de festival, enquanto rola um repeteco de nome em line up”.
Péricles divulga faixa de projeto ao vivo. Ouça!
Lucas Silveira, do Fresno, entrou na polêmica e disse que o ponto de sua mágoa nem é com a sua banda de rock, mas sim com o Roupa Nova, que não foi incluído no line up.
“Meu amigo, nem sinto nada pela Fresno, estamos vivendo a melhor era da vida. Estou revoltado pelo Roupa Nova. (…) Seria maravilhoso”.
Anitta fará pausa na carreira? Ela revela!
Vale pontuar que ainda com a ausência de nomes, outros gêneros, como o Reggae, não ganharam um momento só dele. O “Dia Brasil” é inédito na história do Rock In Rio e conta com um line-up totalmente dedicado a música brasileira.
Tudo o que você precisa saber sobre Madonna em Copacabana!
Cada nome, dividido em categorias musicais, se apresentam no Palco Mundo com 3 músicas cada um. Artistas como Ana Castela, Alcione, Zeca Pagodinho, entre outros, completam o dia 21 de setembro do festival.
Rock in Rio se pronunciou sobre o assunto
Diante da repercussão, o Rock in Rio se pronunciou sobre o assunto e disse que o “Dia Brasil” não está com o line-up fechado.
“O line-up do dia 21 de setembro, como anunciado durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (29), apesar de divulgado ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação. O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música “Deixa o Coração Falar” revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Facões. O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos. Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line up de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Para Pop, já realizado no Palco Sunset, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco”.
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha