Aos 88 anos, morre ator japonês que interpretou o Godzilla

Por - 08/08/17 às 11:10 - Última Atualização: 2 junho 2022

Divulgação

Na última segunda-feira (7), aos 88 anos, morreu o ator Haruo Nakajima. Foi ele que, por 12 vezes, vestiu o traje de borracha original de Godzilla e interpretou o monstro em filmes. Segundo a companhia Toho, ele faleceu em decorrência de uma pneumonia.

Nakajima havia contado este ano como a "fantasia" original, usada para dar vida ao monstro sem efeitos especiais, foi construída com base em concreto e pesava mais de 100 kg. Para incorporar o Godzilla, que ficou famoso ao destruir cidades japonesas, o ator revelou que costumava estudar o comportamento de animais em um zoológico de Tóquio.

O japonês começou a carreira como dublê de produções de guerra e de luta de samurais. Ele chegou a participar das filmagens de Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa. A partir de 1954, ganhou o papel de Godzilla pela primeira vez, com o qual ficaria até 1972. Em 12 filmes, ele se destacou na performance do monstro que emergia após um teste nuclear no Japão.

Nakajima também viveu na pele dos monstros Rodan, Mothra e King Kong. Mas foi Godzilla quem se tornou um clássico japonês e inspirou produções de Hollywood, que passaram a usar técnicas computadorizadas para exibir o personagem.

Ele costumava participar de convenções do gênero "kaiju" (monstro) e a encontros com fãs, após se aposentar, e, em 2010, a editora Yosensha publicou sua autobiografia japonesa, "Kaiju jinsei" (Vida de Monstro).

---