Especial: Saiba tudo sobre a novela Lado a Lado – Quem dirige

Por - 01/01/12 às 14:02

Rede Globo / Estevam Avellar / Divulgação

Quem dirige

Dennis Carvalho é o diretor de núcleo de Lado a Lado. Ele começou sua carreira como ator, ainda criança, em 1964. Sua estreia foi na TV Paulista, na novela Oliver Twist. Dez anos depois – e com passagens pelo teatro e por dublagens – foi indicado ao prêmio de melhor ator pela Associação Paulista de Críticos de Televisão, com Ídolos de Pano, quando interpretou o primeiro vilão de sua carreira. Em seguida, Dennis entrou para a TV Globo. Roque Santeiro, em 75, seria a sua primeira novela na emissora, mas acabou censurada na véspera da estreia e, logo após, Selva de Pedra entrou no ar com o mesmo elenco.

Seguiram-se outras tantas, até se tornar diretor de Malu Mulher, ao lado de Paulo Afonso Grisolli e Daniel Filho. No primeiro episódio, Dennis participou da criação e também atuou, ao lado da protagonista Regina Duarte.

Dennis dirigiu mais de 15 novelas, entre elas Fera Ferida, Roda de Fogo, O Cravo e a Rosa, Vale Tudo, Anos Rebeldes, Paraíso Tropical, Celebridade e Insensato Coração

Em programas, esteve à frente de Sai de Baixo, Globo de Ouro e das minisséries Parabéns Pra Você, A, E, I, O, Urca, Sex Appeal, Amizade Colorida e A Justiceira.

Vinícius Coimbra assina a direção geral. Há 15 anos ingressou na Globo através de uma oficina de direção e, hoje, já soma a direção de 11 novelas e minisséries, como Sabor da Paixão, Celebridade, JK, entre outras. O trabalho mais recente foi Insensato Coração, em que assinou pela primeira vez a direção geral, também ao lado de Dennis Carvalho.

Ele começou sua carreira em 1989, fazendo publicidade e foi assistente de direção de A Hora Mágica (1999), de Guilherme de Almeida Prado e Central do Brasil (1998), de Walter Salles.  Mas foi no ano passado que Vinícius se realizou no cinema: ele foi o grande vencedor do Festival do Rio com o filme A Hora e a Vez de Augusto Matraga, arrebatando cinco prêmios, entre eles os de melhor filme pelos júris oficial e popular, feito inédito na história do Festival.

---