Especialista digital analisa sucesso do polêmico clipe de Luísa Sonza

Por - 20/05/21 às 13:13

MF Press Global/Rodolfo Magalhães/Divulgação

Nada é por acaso. O tradicional ditado se aplica em diversas situações cotidianas, mas quando se fala em estratégia de marketing digital é possível confirmar que ele faz mais sentido do que nunca. Quem pode confirmar isso é a cantora Luísa Sonza, cujo nome está em evidência nas mais diversas redes sociais ao longo desta semana.

E a razão disso é fácil de ser compreendida. No último fim de semana, a artista, juntamente com o cantor Pedro Sampaio, lançaram o vídeo clipe da música “Atenção”. E, se por um lado houve muita confusão, por outra é preciso reconhecer o alcance e a curiosidade que o vídeo despertou no público é algo surpreendente.

Especialista em marketing digital, Pedro Botelho é um dos responsáveis pelo Studio Grow, empresa que atua neste ramo e consegue entender as estratégias usadas pelos fenômenos na web para alcançar seus seguidores, além de captar mais pessoas para seus conteúdos. Ele observou que o vídeo conseguiu exatamente o efeito desejado pela equipe dos artistas, que é ter visibilidade.

“Antes de publicar o vídeo, a equipe de Luísa fez toda uma campanha dedicada a chamar o público para acompanhar o conteúdo logo que fosse publicado. Para isso, a música já estava disponível em uma plataforma musical, enquanto no Instagram e no Facebook havia chamadas para o lançamento do clip. Quando ele foi publicado, todos ficaram surpresos com a sensualidade de seu conteúdo, e isso era o que eles esperavam”, relatou.

Não deu outra. Tão logo o vídeo caiu na rede, o próprio YouTube considerou o material impróprio para crianças, e isso se espalhou em velocidade recorde por toda a imprensa, o que, Pedro acredita que trouxe mais visibilidade ainda para aquele conteúdo.

“A partir do momento em que só se falava disso na internet, até quem não conhece os artistas teve a curiosidade de procurar o vídeo e tirar as suas próprias conclusões. Ou seja, além dos seguidores tradicionais, os curiosos também foram se somando a eles, o que permitiu o número de visualizações bastante elevado em pouco tempo”, contou.

Repercussão que gera lucro

O resultado disso? Dinheiro no bolso dos artistas.

“Quanto mais pessoas veem aquele vídeo, mais ele será monetizado pelo YouTube e mais dinheiro os artistas vão receber por isso. A cada um milhão de visualizações, os artistas vão receber em torno de 4 a 4 mil dólares como forma de pagamento”, disse.

Outra forma de ter este retorno é o grande alcance que a internet propicia atualmente para quem deseja estar na mídia.

“Hoje em dia a pessoa tem muito mais visibilidade na internet, em uma plataforma como o YouTube, do que em uma emissora de TV aberta. Por isso as equipes de marketing destas celebridades sabem como conquistar o público e mobilizá-los de tal modo que o retorno atende todas suas expectativas”, detalhou.

A título de comparação, um vídeo do cantor Rodolffo, que participou recentemente do “Big Brother Brasil 21”, já tem tantos acessos na web que o artista teve um retorno financeiro superior ao prêmio que ele teria se vencesse o programa.

“Isso mostra como uma equipe bem antenada consegue elaborar as melhores estratégias e dar um aporte financeiro inimaginável para quem acredita que tudo é de graça na internet”, concluiu o especialista.

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