Ex-BBB Matteus pede ajuda para vítimas das chuvas no Sul. Vídeo!
Por Flavia Cirino - 02/05/24 às 10:18 - Última Atualização: 7 maio 2024
Mortes, desabamentos, multa tristeza. Desde o último domingo, 28 de abril, as chuvas não param o sul do país, deixando um rastro de dor em várias cidades. Diante dessa triste situação, o ex-BBB Matteus Amaral, que ficou conhecido no game como Alegrete, por conta de sua cidade natal, está pedindo ajuda.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Em seu perfil no Instagram, rede social na qual tem cinco milhões de seguidores, Matteus compartilhou informações para quem puder fazer doações.
“Vamos ajudar, gurizada”, pediu.
O volume de chuva que caiu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias equivale a três vezes a média para esta época do ano. Até o fechamento desta reportagem, já estavam contabilizados 11 mortos e 21 desaparecidos, conforme as atualizações mais recentes da Defesa Civil e da Polícia Civil.
No Alegrete, onde Matteus mora, na Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, o rio Ibirapuitã estava 10,47 m acima do leito. De acordo com o prefeito do município, Márcio Amaral, a tendência seguia de elevação devido às chuvas intensas. “A cota de atenção é 7,5 metros, de alerta 8,5 metros e de inundação 9,7 metros, ou seja, está fora da caixa”, explicou.
Santa Maria, na Região Central do estado, foi a cidade com o maior volume de chuva em todo o estado nos últimos dias. Foram 436,2 milímetros, o triplo do normal para um mês, que é de 140 milímetros, aproximadamente, explica Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet. O município já registrou uma morte.
Matteus destaca urgência e instituto aponta mais chuvas
Segundo o Climatempo, cairá ainda mais chuva nesta quinta-feira, 02 de maio, principalmente na região de Santa Maria, além dos vales dos rios Taquari, Caí e Pardo, Região Metropolitana, Serra, Norte e Noroeste. Além disso, a previsão de instabilidade vai até domingo, 05de maio.
Ex-BBB Fernanda Keulla enfrentou enchente em São Paulo
Em coletiva de imprensa, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), relatou na noite de quarta, 1º, a dificuldade em resgatar quem está isolado, principalmente na região de Santa Maria e nos vales (regiões em que os rios e os municípios são cercados por morros e elevações, dificultando o escoamento da água).
Além da chuva, que persiste, o alto volume dos rios dificulta o deslocamento das equipes de busca.
Lipe Ribeiro perdeu carro em enchente
“Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O estado tem tido dificuldades para acessar as localidades”, disse o governador.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino