Faustão recebe novo coração e cirurgia é um sucesso

Por - 27/08/23 às 16:45

Fausto SilvaFausto Silva - Reprodução/Band

Faustão recebeu uma ótima notícia neste domingo (27). De acordo com a Folha de São Paulo, o novo coração para o transplante do apresentador Fausto Silva, o Faustão, chegou ao hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Ainda segundo a publicação da jornalista Claudia Colucci, e ele foi operado e acompanhado pela equipe dos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico.

Considerado o caso como grave, Faustão seguiu o que o comunicado enviado pelo HCor (Hospital do Coração) informou ao falar sobre a fila de transplantes do Brasil.

Leia o boletim médico na íntegra!

“Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por cirurgia para transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde 05 de agosto.

O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B.

A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.

O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição.

Dr. Fernando Bacal, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Fábio Antônio Gaiotto, cirurgião cardiovascular do Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Miguel Cendoroglo Neto, Diretor Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein”

Internação

Internado desde o dia 5 de agosto, Fausto Silva, 73 anos, está no Hospital Albert Einstein em São Paulo devido a um quadro de insuficiência cardíaca. No dia 20 de agosto, o hospital informou que a saúde do apresentador piorou e ele necessitava de um transplante cardíaco.

O comunicado do Hospital Albert Einstein revelou que Faustão tinha iniciado um tratamento de diálise e aguardava na lista de espera para transplantes, sob a gestão do SUS. A nota oficial, assinada pelos médicos Fernando Bacal e Miguel Cendoroglo Neto, detalha:

“Em 05 de agosto, Fausto Silva foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein devido a uma insuficiência cardíaca, situação que monitoramos desde 2020. Atualmente, ele está sob cuidados intensivos e, por causa da piora em seu estado de saúde, precisa de um transplante cardíaco. Ele está em diálise e toma medicamentos que auxiliam o bombeamento do coração. O sistema de fila de transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo já o incluiu, levando em consideração critérios como tempo de espera, tipo sanguíneo e gravidade do caso”.

Na segunda-feira, 21 de agosto, o HCOR, diante de muitas informações falsas ou desencontradas, afirmou, em comunicado, que Faustão pode esperar de 12 a 18 meses para um transplante.

Confira o comunicado do HCor na íntegra!

“O Hcor informa que estão circulando informações desatualizadas e descontextualizadas, retiradas de matérias antigas e creditadas ao hospital, sobre o tempo de espera para transplante cardíaco e sobre a quantidade de pessoas que aguardam a doação de um órgão no Brasil.

A instituição esclarece que a gravidade do caso, o tipo sanguíneo e o tamanho corporal do paciente influencia no tempo de espera pelo órgão. Em casos menos graves, a espera por um transplante cardíaco pode ser de 12 a 18 meses, em média. Em casos mais graves, esse período pode ser reduzido para de dois a três meses.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, mais de 65 mil brasileiros esperam por transplante no Brasil, sendo cerca de 380 deles por um coração“.

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais