Harry é acusado de ser cruel com sua avó em seus últimos anos de vida

Por - 02/06/23 às 15:38

Harry é acusado de ser cruel com a avó em seus últimos anos de vidaRainha Elizabeth e Harry. Grosby Group

Um amigo íntimo da falecida rainha Elizabeth II acredita que o príncipe Harry impôs uma dor desnecessária a sua avó durante seus últimos meses de vida, intensificando suas dificuldades ao expor as suas memórias.

“Nos anos finais de sua existência, especialmente após o falecimento de seu marido, príncipe Philip, em abril de 2021, a rainha sofreu bastante”, revelou o amigo ao The Daily Beast.

“Nos meses derradeiros, naturalmente, a situação se agravou. No momento do Jubileu de Platina, em junho de 2022, a rainha estava com a visão limitada, tinha dificuldades auditivas e ficava facilmente desorientada. Raramente ela deixava seus aposentos no Castelo de Windsor. Sua aparição na varanda durante o jubileu demandou um esforço hercúleo.”

Durante os quatro dias das comemorações do seu 70º ano de reinado, a rainha apenas fez uma breve aparição na sacada do Palácio de Buckingham durante um sobrevoo e no término das celebrações. Ela desistiu de participar do Concerto do Jubileu de Platina.

CADEIRA DE RODAS E MUITA DOR

A mesma fonte relatou que Elizabeth também sofria por não conseguir concentrar ou se concentrar em assuntos complexos por mais de alguns minutos, e que a dor contínua de sua condição era parcialmente responsável por seu afastamento de muitos aspectos da vida pública. Embora ela nunca tenha sido fotografada em uma cadeira de rodas, ela usava uma regularmente para se locomover pelo palácio.

Segundo a fonte, Harry, 38 anos, e sua esposa, Meghan Markle, 41, deveriam ter se mantido reservados ao perceberem o estado de saúde fragilizado da rainha. Embora o palácio tenha se recusado a comentar na época e seu atestado de óbito citou apenas “velhice”, seu amigo Gyles Brandreth relatou posteriormente que a rainha sofria de câncer de medula óssea.

“Harry e Meghan deveriam ter se abstido de comentários”, afirmou a fonte. “Ao contrário, produziram uma série de filmes e entrevistas que questionavam duramente o legado da rainha.

O câncer ósseo pode causar dor intensa e crônica e pode dificultar a movimentação, o que combinaria com a descrição padrão do palácio sobre sua saúde nos meses anteriores à sua morte, de que ela estava sofrendo de “problemas episódicos de mobilidade”.

MEMÓRIAS E SOFRIMENTO

“O anúncio de Harry sobre a escrita de suas memórias enquanto sua avó estava não só recém-viúva, mas também em seus últimos dias – algo que ele deveria estar ciente – demonstra uma crueldade extrema.”

Diante de uma recente publicação do jornal Sun, que afirmava que o casal, agora residente na Califórnia, não falaria mais sobre as controvérsias da família real, como fizeram em seu documentário da Netflix e no livro de Harry, “Spare” (“O que sobra”), o amigo demonstrou desaprovar totalmente a postura do neto da rainha e sua mulher.

“Mesmo que seja verdade, o que duvido, a decisão de silenciar após todo o estrago que causaram não amenizará a raiva e repulsa que alguns amigos sentem por seu comportamento durante os últimos anos da rainha”, disse ao site.

Meghan Markle e Príncipe Harry
Grosby Group

RACISMO E ATAQUES

No documentário que estreou em dezembro de 2021, Harry e Markle alegaram que sua família não protegeu a atriz de “Suits” de ataques violentos da mídia.

Harry voltou a criticar a monarquia em suas reveladoras memórias, lançadas em janeiro, onde falou sobre seu irmão, príncipe William, e da postura de Kate Middleton com Markle.

Harry falou sobre a fragilidade de sua avó em uma entrevista ao programa “Today” em abril de 2022, e garantiu que estava cuidando dela. “Estou apenas garantindo que ela esteja segura e cercada pelas pessoas corretas”, disse ele na época.

Este comentário irritou vários membros da família real, uma vez que a principal fonte de desconforto da rainha foi lidar com a decisão de seu neto de deixar a vida real em janeiro de 2020 e a entrevista dele e de Markle em março de 2021 com Oprah Winfrey, onde eles mencionaram uma fala racista de um membro não identificado da família referente à cor de seu filho ainda não nascido.

RESPOSTA OFICIAL

Meghan Markle, Príncipe Harry, Oprah Winfrey
Oprah entrevista Harry e Meghan. Foto: Reprodução/YouTube

A rainha, que faleceu em setembro de 2022 aos 86 anos, emitiu uma nota após a entrevista com Winfrey, expressando que estava “triste ao saber dos desafios que o casal enfrentou”.

“A família inteira está entristecida de saber a extensão total do quão difíceis os últimos anos foram para Harry e Meghan. As questões abordadas, especialmente aquela de raça, são preocupantes. Embora algumas lembranças possam variar, são levadas muito a sério e serão tratadas pela família privadamente”, declarou a então monarca.

MAIS ACUSAÇÕES: “CRUELDADE”

As declarações do amigo enlutado vão de encontro a uma reportagem publicada em janeiro no Daily Telegraph. O texto comentava que a “emboscada” de Harry e Meghan à família “teve um impacto” na saúde da rainha e que a perspectiva do livro “estava confundindo a sua mente em seus últimos meses.”

Uma fonte, descrita como uma “amiga da falecida rainha”, disse ao Telegraph: “Essa coisa foi enfiada na cara dela quase semanalmente. Teve um impacto. Ela havia perdido o príncipe Philip e, em seguida, a emboscada constante à família real, armada por um neto muito amado, cobrou seu preço. Nesse estágio da sua vida e do seu reinado, você simplesmente não precisa viver isso tudo.”

UM REI RESSENTIDO

Amigo diz que Rei Charles sofreu com a postura de Harry e Meghan
Rei Charles III – Grosby Group

A raiva expressada pelo amigo coincide com a avaliação altamente crítica do comportamento de Harry, feita pelo melhor amigo do rei Charles, Lord Nicholas Soames. Em uma entrevista extraordinária ao London Times nos dias anteriores à coroação, ele criticou o filho mais jovem do rei por seu comportamento “doloroso” do tipo “mais cruel” em relação a seu pai, dizendo que publicar um livro de memórias e dar entrevistas atacando a família feriu profundamente e perturbou o rei.

Soames disse: “Em respeito ao príncipe Harry … não posso me colocar na posição em que meu próprio filho, se ele fizesse algo assim comigo, seria simplesmente o mais cruel.”

Na mesma entrevista, questionado sobre como a rainha Camilla se sentia em relação a Harry, Soames se esquivou da pergunta dizendo que não havia discutido isso com ela. Em seguida ele preferiu reforçar como os ataques públicos de Harry à família afetaram Charles: “Claro que foi doloroso, você podia ver isso, retratado do rosto do rei. Coloque-se no lugar dele. Foi doloroso além das palavras”.

---

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.