Jair Rodrigues fala sobre o título de Pai do Rap

Por - 08/05/14 às 12:52

Ag News

Jair Rodrigues também era conhecido como o Pai do Rap. Em entrevista a O Fuxico, ele contou que foi Herbert Vianna, líder do Paralamas do Sucesso, quem o nomeou assim.

 "O primeiro a dizer que fui percussor foi Herbert Viana, em 1987, quando participei do Festival de Montreaux, na Suíça. No ônibus, as pessoas começaram a cantar e diziam que era uma música com palavras faladas (risos). O Herbert disse alto, pra todo mundo ouvir: 'olha, gente, tá sentado aqui do meu lado o sambista, primeiro versador pai do rap, do Jairzinho e da Luciana'. Ele me contou que o rap vem de versar as palavras, não do ritmo. Eu tive a felicidade de criar isso."

Sobre esse título, ele disse que 'fez o povo engolir todas as palavras duras que proferiu contra ele, na época em que lançou a famosa Deixa Isso Pralá (1964).

"Vi uma parte da imprensa, na época que lancei Deixa Isso Pra lá, que afirmava em todos cantos que eu seria mais um cantor de uma música só. Eu fiz esse povo engolir todas as palavras quando ganhei o festival de 1966 com Disparada. Não tive só prazer na vida, com Deixa isso Pra Lá. Também ouvi que não faria grande sucesso e seria gente passageira. Mas, era um rap que não falava mal de ninguém. Era simples ´vai, vai, por mim balanço de amor, é assim mãozinha com mãozinha pra lá beijinhos e beijinhos pra cá …´, muito bacana, e caiu na boca do povo. E não tem nenhum palavrão nessa música. Esperei o tempo passar e vi a retratação de quem falou mal".

 

Confira a letra de Deixa Isso pra lá:

Deixa que digam
Que pensem
Que falem

Deixa isso pra lá
Vem pra cá
O que que tem
Eu não estou fazendo nada
Você também
Faz mal bater um papo
Assim gostoso com alguém ?

Vai,vai,por mim
Balanço de amor, é assim
Mãozinhas com mãozinhas pra lá
Beijinhos com beijinhos pra cá

Vem balançar
Amor é balanceio meu bem
Só vai no meu balanço que tem
Carinho pra dar
 

TUDO SOBRE A MORTE DE JAIR RODRIGUES

---


×