João Augusto Liberato fala de Faustão e relembra doação dos órgãos de Gugu. Vídeo!

Por - 28/08/23 às 18:03 - Última Atualização: 29 agosto 2023

João Augusto Liberato relembra o processo de doação dos órgãos de Gugu. Vídeo!Reprodução Youtube

João Augusto, filho de Gugu Liberato (1059 – 2019) atendeu a um convite do “Domingo Espetacular”, da Record TV, e respondeu algumas perguntas em um vídeo gravado por ele em Orlando, onde ele vive há 8 anos.

Pelas leis da Florida, por ser o primogênito de Gugu, coube a João, na época com apenas 18 anos, assinar toda a documentação referente às autorizações para os trâmites necessários para a doação dos órgãos de seu pai. Desde então ele transformou a causa em prioridade em sua vida.

Gugu e Faustão: respeito mútuo

O vídeo que postamos agora é a íntegra do material enviado por ele para a produção do programa e foi cedida ao OFuxico com exclusividade pelo “Acervo do Gugu”. Nele João reflete sobre as carreiras de Faustão e Gugu, dois concorrentes que travaram uma longa batalha pela audiência, mas jamais deixaram de se respeitar mutuamente.

Além das lembranças do passado ao lado de seu pai, o primogênito do apresentador, analisou como as vidas de Faustão e Gugu se cruzam novamente neste momento: “As histórias do meu pai e do Fausto estão se cruzando novamente. É uma grande coincidência. Isso só demonstra a grande importância desse ato e a influência que isso tem no mundo e nas pessoas. Nós vamos mudar esse fato e essa ideia de que no Brasil não existem doadores de órgãos. Vamos mudar isso juntos e você pode fazer parte disso. Você pode salvar muitas vidas como meu pai fez. Todos nós podemos. Vamos mudar isso juntos. Vamos fazer o Brasil um lugar melhor”.

João Augusto Liberato relembra o processo de doação dos órgãos de Gugu
Faustão e Gugu travaram uma longa batalha pela audiência, mas jamais deixaram de se respeitar mutuamente – Fotomontagem

O mito de furar a fila de espera do SUS

“Mais de sessenta mil pessoas no Brasil estão esperando por órgãos nesse exato momento. Esse número é absurdo, né? Deveria ser muito menos. Na verdade, não deveria nem existir uma fila de espera (…) As pessoas não deveriam morrer na fila de espera, pela quantidade de pessoas que falecem todos os dias no Brasil e que poderiam ser doadoras de órgãos”, alertou João.

Em 2020, João participou de maneira muito ativa da organização da campanha “Gugu Vive”. Na ocasião ele esteve bem perto de profissionais ligados a todas as etapas do processo de doação. Essa proximidade rendeu a ele uma confiança inabalável no trabalho feito pelo SUS. Baseado nessa sua vivência, ele afirma: “Também queria falar um pouco sobre o SNT e sobre o SUS. O SNT é o Sistema Nacional de Transplante de Órgãos do Brasil. Os dois fazem um trabalho com muita seriedade e respeito. Não importa se uma pessoa tem mais dinheiro ou fama ou poder do que outras pessoas. Ninguém passa na frente do outro na fila de espera por órgãos. O que importa é o momento em que você começou a precisar de um órgão e a sua condição física. Então os dois fazem um trabalho muito sério e respeitoso”.

Faustão recebe um novo coração. Especialista explica por que dinheiro não compra prioridade
Fausto Silva no palco de seu programa da Band – Foto:Renato Pizzutto/Band

A realidade dos transplantes nos Estados Unidos

Vivendo em Orlando, na Flórida desde 2015, João Augusto falou ainda sobre o triste momento enfrentado na morte de seu pai e contou como as coisas aconteceram no processo de doação de Gugu. “Foi aqui que meu pai faleceu, foi aqui que ele doou seus órgãos e foi aqui que ele salvou a vida de dezenas de pessoas. Os Estados Unidos é muito conhecido por doações e transplante de órgãos. Em 2019 foi o país com mais doações de órgãos no mundo e isso é incrível. O Brasil tinha que ser assim. Mais pessoas tinham que começar a doarem os órgãos, mais pessoas tinham que começar a se declarar doador para os seus familiares”, afirmou.

A carta de despedida de Gugu

Consternados com os acontecimentos, os familiares de Gugu só conseguiram ser rápidos na decisão de doar seus órgãos porque ele já havia conversado sobre isso com todos. Na época OFuxico publicou reportagem sobre uma cerimônia realizada na sala de cirurgia do hospital, momentos antes da retirada dos órgãos. É comum a leitura de um texto em honra ao doador definindo seu ato como “um gracioso presente da vida”.

Na mesma cerimônia, uma mensagem escrita pelos familiares é verbalizada diante dos médicos responsáveis pela retirada dos órgãos. No caso de Gugu o texto representava uma carta de despedida do apresentador em sua partida para o plano superior. Veja abaixo a íntegra da mensagem:

“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais, Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade.

Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do Mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.

Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza de que a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.

Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz. Gugu.”

Acolhimento para familiares

No vídeo que postamos com esta matéria, João Augusto fala do acolhimento recebido por ele e seus familiares no Orlando Health Medical Center: “Quando o meu pai faleceu, uma organização sem fins lucrativos aqui nos Estados Unidos nos abordou no hospital. Eles fazem isso com todas as pessoas que falecem nos hospitais. Eles acolhe, acolhem as famílias e explicam sobre a doação de órgãos e sobre a oportunidade de a pessoa salvar muitas vidas com esse ato”, contou

“O meu pai já havia dito que ele queria ser um doador quando ele falecesse então nós seguimos com o desejo dele e você também pode salvar a vida de outras pessoas. Basta se declarar para os seus familiares”, concluiu o filho de Gugu em seu vídeo.

Um ano depois, uma linda homenagem organizada pela entidade “Our Legacy” celebrou o ato nobre de todos os doadores de 2019. O evento se chama “Dia da Lembrança – Uma Celebração da Vida (Remembrance Day- A Celebration of Life- Ceremony) e acontece anualmente. Abaixo o trecho do vídeo onde Gugu aparece como um dos benfeitores:

Tags:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.