Justiça italiana tenta citar Daniela Sarahyba para audiência

Por - 25/01/06 às 14:18

Divulgação / TV Globo

A modelo brasileira Daniela Sarahyba está sendo processada pela Benetton Group e United Colors Communication (UCC). A marca italiana quer ter reconhecida a legalidade da utilização da imagem da modelo brasileira em campanhas publicitárias, já que teria pago por isso à agência Moron-Paolo Tomei. Porém, segundo o Consultor Jurídico, a Justiça italiana não conseguiu citar Daniela para audiência com o grupo.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, determinou a devolução da carta rogatória ao Tribunal de Milão, onde corre o processo, já que Sarahyba não mora mais no Brasil.

Segundo os autos, a Benetton e a UCC utilizaram fotos da modelo no Brasil — em campanha do produto Omo Cores – e em outros países conforme acertado em contrato com a agência. No entanto, desde julho de 2001, Sarahyba cobra da Benetton os valores que acredita devido pelo uso das imagens. A Benetton e a UCC teria pago à agência o equivalente a R$ 10 milhões.

Na ação que tramita na Itália, a Benetton pretende obter, além da declaração de legitimidade do negócio feito com a Moron-Paolo Tomei, a isenção de qualquer responsabilidade sua sobre o ato, caso seja considerado que a agência não poderia ter comercializado a imagem da modelo.

O ministro Edson Vidigal encaminhou a citação para o endereço da modelo no Rio de Janeiro. A resposta foi de que Sarahyba não vive mais ali, mas em Nova Iorque (EUA), e que a mudança foi informada em audiência anteriormente realizada. Isso, embora Daniela esteja constantemente no Brasil, em eventos e na companhia do namorado. A carta rogatória foi devolvida à Justiça de Milão.

---