King Crimson se apresenta em São Paulo, antes do Rock in Rio

Por - 02/05/19 às 07:19

Divulgação

Em outubro, o Espaço das Américas, em São Paulo, vai receber um dos maiores ícones do rock mundial. A banda britânica King Crimsom, fará uma única apresentação por lá, antes mesmo de desembarcar no Rio de Janeiro para o Rock in Rio.

Esta será a primeira vez que a banda tocará em Sampa e o show tem um gostinho especial: faz parte das comemorações dos seus 50 anos de carreira.  

Os ingressos para a apresentação começaram a ser vendidos pelo site www.ingressorapido.com.br e nas bilheterias do Espaço das Américas e já estão se esgotando.

Sobre o King Crimson

O estilo progressivo do King Crimson começa por sua formação: são três bateristas – Bill Rieflin, Jeremy Stacey e Gavin Harrison –  tocando ao mesmo tempo. Robert Fripp segue liderando a banda que traz ainda um time de multi-instrumentistas: Tony Levin, Mel Collins, Pat Mastelotto e Jakko Jakszyk.

No final do ano de 1968, o King Crimson surgiu em Londres depois do fim do Giles, Giles & Fripp, grupo com baixa projeção formado por Robert Fripp e os irmãos Michael e Peter Gilles.

O álbum de estreia, In the Court of the Crimson King, é considerado o primeiro de rock progressivo e a banda passou por várias formações e algumas pausas na carreira. 

Ao longo de sua história, vinte e dois músicos participaram de suas diversas formações e o guitarrista Robert Fripp, único membro original, é considerado o líder e força motriz da banda. 

Em 50 anos de carreira, o King Crimson conquistou um grande número de fãs e, em votação dos 100 maiores artistas de hard rock, realizada pelo canal VH1, ficou em 87º. lugar. Embora considerada uma banda de Rock progressivo seminal – gênero caracterizado por seções instrumentais longas e estruturas musicais complexas –  muitas vezes se distanciaram do gênero. E, além de influenciar várias gerações de bandas de Rock progressivo e psicodélica, também influenciaram músicos de metal alternativo, hardcore e músicos experimentais.

Com elementos de jazz, música clássica e experimental, o álbum In the Court of the Crimson King (1969) é considerado o trabalho de maior sucesso e influencia produzido pela banda. Uma apresentação abrindo para os Rolling Stones no Hyde Park, em Londres, em 1969, levou o sucesso da banda a um outro patamar. Daí, vieram os discos In the Wake of Poseidon (1970), Lizard (1970) e Islands (1971) e a fim de desenvolver sua própria improvisação, a banda reformulou a parte instrumental substituindo o violino pelo saxofone e percurssão, alcançando um novo pico criativo com Larks’ Tongues in Aspic (1973), Starless and Bible Black (1974) e Red (1974). Em 1974 Robert Fripp dissolveu o grupo.

Em 1981, o King Crimson retornou com nova direção musical e instrumentação. A  formação do grupo misturou músicos americanos e britânicos, além de duas guitarras e influências do gamelan, do pós-punk e do minimalismo nova-iorquino. Isso durou três anos e resultou no trio de álbuns Discipline (1981), Beat (1982) e Three of a Perfect Pair (1984).

Depois de uma pausa de 10 anos, Robert Fripp retorna com o grupo em 1994 no formato de sexteto expandido, Double Trio misturando suas abordagens de meados dos anos 1970 e 1980 com as opções criativas disponíveis graças a tecnologia MIDI. O resultado foi mais um ciclo de três anos de atividades que incluiu o lançamento de Thrak, em 1995. Em 2000, o King voltou a se reunir, mas dessa vez como um quarteto mais voltado para os metais ou Double Duo e lançou The Construkction of Light (2000) e The Power to Believe (2003). Após novas mudanças, a banda passa a ser um quinteto com duas baterias e, em 2008 realizam turnê em comemoração aos 40 anos de carreira.

Mais uma pausa entre 2009 a 2012 e a banda retornou em 2013, com uma incomum linha de frente com três baterias. Pela primeira vez, desde de 1971, a formação conta com saxofone e flauta. A formação atual do King Crimson segue em turnê lançando álbuns ao vivo e reinterpretando músicas de todas as fases de seus 50 anos de carreira.

Serviço:
King Crimson em São Paulo
Local: Espaço das Américas  (www.espaçodasamericas.com.br)
Endereço: Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda – SP
Data: 04 de outubro de 2019 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Classificação Etária: 16 anos
Ingressos: entre R$ 150 e R$ 850

---