Laura Cardoso detona novos atores: ‘Acham que sabem fazer’

Por - 09/09/23

Laura Cardoso retratoDivulgação/TV Globo

São 96 anos de idade, 80 deles dedicados à atuação, o que mantém Laura Cardoso entre os expoentes da dramaturgia. A veterana, com toda a experiência e talento que dispensam explicações, comentou os avanços estruturais na TV e afirmou que não se apegou aos recursos das novas tecnologias.

A atriz ressaltou que embora existam atualmente “produções decentes no ar”, as boas eram as do seu tempo, época em que havia mais naturalidade.

Não gosto de tecnologia. Enche o saco”.

A veterana explicou seu ponto de vista: “Tudo que é técnico é frio. Gosto mais do normal, do natural. Gosto de representar quando a vontade vem, quando o gesto vem, quando a fala vem”, afirmou à Folha de S. Paulo.

“Eu preferia no meu tempo porque era difícil de se fazer”, completou ela.

Segundo Laura Cardoso, atualização os artistas parecem “presos”: “No começo, como [a TV] era invenção, a gente tinha que criar. Saía mais espontâneo e melhor. Hoje tem muita censura. Nas falas, nos gestos, em tudo. Naquele tempo havia, mas não tanto”, disse ela

Laura Cardoso não poupa críticas

A artista comentou ainda que há de se ter atenção com os atores, embora reafirmasse que há pessoas competentes na teledramaturgia.

“Tem gente que devia fazer outras coisas porque não nasceu para aquilo. Estão lá por ignorância, por besteira. Porque acham que sabem fazer. Não, você percebe se pertence ao meio”, sentenciou ela.

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.