Mais de 200 artistas pedem em carta aberta um cessar-fogo em Gaza
Por Rita García - 31/12/23 às 05:00 - Última Atualização: 30 dezembro 2023
Um grupo com mais de 200 artistas assinaram uma carta aberta dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para pedir um cessar-fogo em Gaza, e finalizar de uma vez por todas o conflito em curso entre Israel e a Palestina. A atriz Jenna Ortega, da série “Wandinha”, foi um dos nomes que aparece na longa lista com atores, comediantes, modelos, artistas musicais e outros, que exigiram o fim da guerra Israel-Hamas.
Atrizes demitidas por comentários sobre Gaza
Ben Affleck, Gigi Hadid, Padma Lakshmi, Wanda Sykes, Jessica Chastain, Joaquin Phoenix, Drake e Dua Lipa são outros nomes ligados ao grupo chamado “Artists4Ceasefire”.
A carta diz: “Unimo-nos como artistas e defensores, mas mais importante ainda, como seres humanos que testemunham a perda devastadora de vidas e o horror que se desenrola em Israel e na Palestina. Pedimos isso, para que como Presidente dos Estados Unidos, o senhor e o Congresso dos EUA apelem a uma desescalada imediata e a um cessar-fogo em Gaza e em Israel antes que outra vida seja perdida.”
Presidente de Israel e pai de Jolie criticam a atriz
“Pedimos à sua administração, ao Congresso e a todos os líderes mundiais que honrem todas as vidas na Terra Santa e apelem e facilitem um cessar-fogo sem demora – o fim do bombardeamento de Gaza e a libertação segura dos reféns. Metade dos dois milhões de residentes de Gaza são crianças e mais de dois terços são refugiados e os seus descendentes são forçados a fugir das suas casas. A ajuda humanitária deve poder chegar até eles”, continua a carta.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
“Acreditamos que os Estados Unidos podem desempenhar um papel diplomático vital para acabar com o sofrimento e estamos a somar as nossas vozes às do Congresso dos EUA, da UNICEF, dos Médicos sem Fronteiras, do Comité Internacional da Cruz Vermelha e de tantos outros. Salvar vidas é um imperativo moral. Para fazer eco à UNICEF, ‘a compaixão – e o direito internacional – devem prevalecer’.”
Há algumas semanas, Jenna Ortega demonstrou apoio a Melissa Barrera depois que ela foi demitida de “Pânico VII”, por suas postagens pró-Palestina.
Kylie Jenner é detonada por apoiar Israel
No mês passado Angelina Jolie também quebrou o silêncio e pediu paz para o povo palestino, através de suas redes sociais. Muitos criticaram a atriz, incluindo seu pai, o ator Jon Voight, e o presidente israelense, Isaac Herzog. Em seu discurso na Internet, Angelina, que é ex-enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, afirmou que o que aconteceu em Israel [o ataque do Hamás] ‘é um ato de terror’, porém ela considera que a resposta deles afetou principalmente o povo inocente da Palestina.
“Como milhões em todo o mundo, passei as últimas semanas doente e irritada com o ataque terrorista em Israel, a morte de tantos civis inocentes e me perguntando qual a melhor forma de ajudar. Também eu rezo pelo regresso imediato e seguro de todos os reféns e pelas famílias que suportam a dor inimaginável do assassinato de um ente querido. Acima de tudo, as crianças assassinadas e as muitas crianças agora órfãs.”
Governo de Israel faz ameaça a Gigi Hadid
Ela continuou: “O que aconteceu em Israel é um ato de terror. Mas isso não pode justificar as vidas inocentes perdidas no bombardeamento de uma população civil em Gaza que não tem para onde ir, não tem acesso a alimentos ou água, não tem possibilidade de evacuação, e nem sequer tem o direito humano básico de atravessar uma fronteira para procurar refúgio”, lamentou.
“Meu foco está nas pessoas deslocadas pela violência em qualquer contexto. Gaza tem uma população de mais de 2 milhões de pessoas (metade delas crianças), que vivem sob um bloqueio severo há quase duas décadas, além de décadas de deslocamento e apatridia [pessoas sem nacionalidade].”
Bella Hadid recebe ameaças de morte
Ela acrescentou: “Os poucos caminhões de ajuda que estão entrando são uma fracção do que é necessário (e eram entregues diariamente antes do actual conflito), e os bombardeamentos estão causando diariamente novas necessidades humanitárias desesperadas. A negação de ajuda, combustível e água está punindo coletivamente um povo. A humanidade exige um cessar-fogo imediato. As vidas palestinas e israelenses – e as vidas de todas as pessoas em todo o mundo – são igualmente importantes.”
Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.