Maitê Proença brilha no palco, em estréia carioca

Por - 11/03/06 às 11:02

Felipe Panfili

Depois de surpreender com suas crônicas semanais numa revista nacional e fazer delas um livro, a atriz Maitê Proença decidiu levar o texto para o palco. Acertou em cheio e, na noite de sexta-feira, dia 10, iniciou a temporada carioca da peça Achadas e Perdidas, ao lado de Clarisse Derzié Luz, na Sala Marília Pêra do Teatro Leblon.

“Foi uma estréia tensa, mas a peça se sustenta, se segura bem, o que pode ser comprovado na turnê que fizemos pelo nordeste. Foi um sucesso! A peça foi ficando pronta de verdade, na estrada. Depois de dar o ponto final, ainda precisei de três meses para mudar algumas coisas”, contou Maitê a OFuxico.

Assim que a atriz escreveu o espetáculo, mostrou o resultado ao amigo Ney Latorraca. A aprovação foi imediata.

“Fui privilegiado por ela, li antes e achei maravilhosa. Gosto dessa coisa de estrear fora do Rio. Aqui, você tem outro tipo de resposta, porque o público está acostumado com espetáculos. Bacana é em outras cidades, onde você realmente detecta a reação das pessoas”, destacou Ney.

Betty Faria se emocionou por diversas vezes, e falou sobre o carinho que sente por Maitê.

“Já havia lido o livro, sou admiradora da Maitê. O texto me emocionou muito, chorei em várias passagens da peça”, disse Betty a OFuxico.

Na platéia, uma das mais empolgadas era a filha de Maitê, Maria Proença. Ao lado do namorado Guilherme Siqueira, a menina estava entusiasmada com o trabalho da mãe.

“Estou muito orgulhosa da minha mãe. Eu já a assisti, quando estava em turnê no nordeste, mas acho que agora está melhor ainda. Ela é ótima”, destacou Maria.

Namorado de Maitê, Rodrigo Paiva cobriu a amada de beijos, ao final da apresentação, e elogiou a estréia.

“Acompanhei o projeto desde o início. Até dei algumas opiniões, mesmo não entendendo direito do assunto. Na verdade, não entendo direito nem de futebol, que é a minha vida, mas a Maitê deu um show”, disse Rodrigo.

Achadas e Perdidas conta com patrocínio de Ronaldinho e, na ausência do craque, seus pais Sônia e Nélio marcaram presença.

“Achei ótimo, adoro teatro e a carga dramática foi grande!”, disse Seu Nélio Nazário, com ares de crítico teatral.

Letícia Bierkheuer, Cláudia Mauro, Roberto Bontempo, Maria Zilda, Tássia Camargo, Monique Alfradique, entre outros, também marcaram presença.

O espetáculo

Baseada no livro Entre os Ossos e a Escrita, da própria atriz, a comédia marca a estréia de Maitê como autora teatral e chega ao Rio depois de uma turnê bem-sucedida pelo nordeste e de uma temporada de quatro meses em São Paulo.

O espetáculo é composto por sete esquetes cômicos, que falam de amor, futebol, morte e relacionamentos. Achadas e Perdidas chega com status de superprodução, com as atrizes interpretando 23 personagens, 35 figurinos diferentes e direção de Roberto Talma.

 


×