Mariana Ximenes aplaude de pé documentário sobre AfroRaggae

Por - 02/10/06 às 09:31

Gabriela Andrade

Mariana Ximenes e vários outros famosos estavam entre a platéia que aplaudiu de pé o filme Nenhum Motivo Explica A Guerra, que conta a história do grupo cultural AfroRaggae nascido em Vigário Geral, após a chacina de 1994, que vitimou mais de 20 trabalhadores.

Assinado por Cacá Diegues, a fita está na mostra competitiva de melhor documentário do Festival do Rio 2006 e foi apresentado na noite de domingo, 01 de outubro, no Cine Odeon-Br, no centro da cidade.

“Esse filme é um bálsamo acolhedor porque mostra um grupo que constrói e faz. Ser apresentado no dia de uma eleição geral no Brasil é muito importante. Conheço de perto o trabalho do AfroRaggae, porque freqüentei alguns dos projetos desenvolvidos por ele, quando interpretei a funkeira Raíssa da novela América. Cheguei a ir ao Complexo do Alemão, na zona suburbana, e vi como o grupo trabalha a inclusão social de jovens carentes através de várias expressões artísticas”, conta Mariana, que estava acompanhada do marido, Pedro Buarque de Holanda.

O Ministro da Cultura, Gilberto Gil e sua mulher, Flora Gil – que é produtora do documentário – também ficaram felizes com a recepção do filme. Gil classificou Nenhum Motivo Explica A Guerra de extraordinário.

“É a primeira vez que assisto a esse debut do Cacá Diegues como documentarista. O filme é extraordinário, o tempo todo tem uma descarga elétrica e sabe transformar uma tragédia em um conto de fada. É o Brasil aproveitando suas armas, no sentido mais profundo da palavra. Um exemplo político, não partidário, de como pessoas simples, com poucas oportunidades, podem dar certo”.

O cineasta Cacá Diegues gostou dos aplausos no final da sessão e concordou com o comentário da atriz Denise Dumont, radicada nos Estados Unidos há quase três décadas, que fez questão de prestigiar o documentário. Denise disse que o filme deve ser mostrado no mundo inteiro.

“Eu também concordo com a opinião da Denise, porque o mundo está precisando de acreditar em alguma coisa como essa rapaziada do AfroRaggae acredita e transforma a sua realidade para o bem. Fico feliz de ser instrumento de divulgação das idéias do grupo”, resume, com modéstia, o famoso cineasta.

---


×