Morre a apresentadora Xênia Bier

Por - 25/08/20 às 15:44

Reprodução Twitter

Após meses internada em uma clínica particular na capital paulista, morreu na segunda-feira (24), a ex-apresentadora de TV Xênia Bier, aos 85 anos. Há dois anos ela enfrentava o Mal de Alzheimer.

Jornalista e atriz, Xênia Bier – nome artístico de Vilma Barreto – despontou nos anos 80 como apresentadora de programas femininos. Comandou o TV Mulher, entre 1981 e 1984, na Globo; o Mulher 88, na extinta Manchete; o Xênia e Você, na Bandeirantes; além do programa Mulheres, da TV Gazeta, ao lado de Ione Borges.

Segundo a família, Xênia fez o pedido de ser cremada.

Nas novelas

A jornalista teve importante participação em diversos programas, sempre analisando temas atuais e polêmicos. Como atriz, participou de produções da TV Cultura, em novelas como As Professorinhas, Escrava do Silêncio e O Moço Loiro.

Mas seu forte foi mesmo dar sua opinião sobre temas variados. Polêmica era com ela mesma! A Band emitiu nota de pesar.

“É com grande pesar que hoje nos despedimos da grande apresentadora e amiga querida, Xênia Bier. Ela foi um marco para a TV brasileira e contribuiu de diversas formas para torná-la mais representativa e plural. Na Band TV,  apresentou o programa Xênia e Você, que foi um sucesso nos anos 80. Xênia permanecerá para sempre em nossa memória como uma grande inspiração.”

Leão Lobo, em suas redes sociais, também lamentou a morte da apresentadora.

“Faleceu minha amiga, minha querida Xênia Bier. Foi uma vanguardista, falou forte e firme para as mulheres quando ninguém falava e foi uma grade lutadora contra a ditadura. Quando ela saiu da Band, depois de dez anos de casa ou mais, houve um panelaço na porta, coisa que nunca mais se viu. Eu estava tentando falar com ela e ela não respondia, agora eu compreendi”, destacou Leão, enfatizando que não sabia da doença dela.

---

Tags: