Morre o locutor esportivo Januário de Oliveira

Por - 31/05/21 às 21:44

Reprodução Instagram

Morreu nesta segunda-feira (31) o locutor esportivo Januário de Oliveira, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado há 11 dias seu tratando de uma pneumonia, em um hospital em Natal, Rio Grande do Norte, onde morava. Há alguns anos sofria de diabetes, que o fez perder boa parte de sua visão. O jornalista tinha 81 anos de idade.

Gaúcho de Alegrete, Januário trabalhou em várias emissoras de rádio, como as gaúchas Rádio Farroupilha e Rádio Cultura de Bagé e as fluminenses Rádio Mauá, Rádio Nacional e Rádio Globo. Na TV levou sua voz em transmissões na TVE e na Bandeirantes, onde conseguiu grande visibilidade no território nacional, nos anos 80 e 90.

Nessa época criou vários bordões nas narrações de jogos de futebol, como “Taí o que você queria. Bola rolando”, “É disso que o povo gosta”, “Tá lá um corpo estendido no chão”, “Cruel, muito cruel”, “Sinistro, muito sinistro” e tantos outros.

Outra marca de Januário foi dar apelidos a jogadores, principalmente do Rio de Janeiro, já que narrava as partidas do campeonato local. Valdeir do Botafogo virou “The Flash”, Sávio do Flamengo virou “Anjo Loiro”, Ézio do Fluminense o “Super Ézio”.

Tão logo soube da morte, Galvão Bueno usou seu perfil no Instagram pra postar uma homenagem do colega de profissão.

“A comunicação brasileira perdeu hoje um mestre!!

Januario de Oliveira!!

Grande narrador com inesquecíveis bordões!!

Está lá o corpo estendido no chão!!

Cruel,muito Cruel!!

Taí o que vc queria!!

E tantos outros!!

Que Deus o receba muito bem nessa sua nova jornada!”, escreveu ele.

No Twitter, o narrador Everaldo Marques também deixou sua homenagem à Januário.

“Tristeza profunda pela morte de Januário de Oliveira, que significou tanto pra minha geração com as inesquecíveis transmissões do Campeonato Carioca, ao lado de Gerson e Addison Coutinho nos anos 90, na Faixa Nobre do Esporte da Band. Que Deus conforte a família.”

O apresentador Felipe Andreolli lamentou a morte de Januário.

“E o gollll!

Super Ezio!

Tai o que voce queria

Ta la um corpo estendido no chao

Savioo, o anjo loiro da Gavea

Januário de Oliveira, obrigado craque. Vai na paz”, publicou.

---

Tags: