Oscar 2024: Especialistas fazem previsões sobre o grande vencedor da noite
Por Rita García - 10/03/24 às 01:00 - Última Atualização: 9 março 2024
A 96ª edição anual do Oscar aconteceu no domingo (10), reunindo a nata do cinema internacional, e especialistas da indústria do entretenimento compartilharam suas previsões para os resultados de algumas das principais categorias.
Oscar 2024: Review dos indicados a melhor ator, atriz e codjuvantes
O filme de Christopher Nolan, “Oppenheimer”, é o favorito para ganhar o Oscar de melhor filme e lidera as indicações ao Oscar deste ano, com 13 indicações.
Para especialistas em cinema como Erik Davis, editor-chefe da revista Fandango, há tempos não havia um grande favorito ao Oscar como o é o filme sobre o ‘pai da bomba atômica’, que já levou para casa todos os prêmios precursores em premiações anteriores desta temporada.
“Não tenho certeza se já temos um grande favorito como ‘Oppenheimer’ há algum tempo, mas ‘Oppenheimer’ é realmente o favorito para ganhar o prêmio de melhor filme”, disse Erik, que elogiou a produção por suas realizações em múltiplas frentes, incluindo narrativa, performances do elenco, fotografia, edição e trilha sonora.
Oscar 2024: Um review dos indicados a Melhor Filme
“Todas as partes de ‘Oppenheimer’, quando montadas, ajudam a ultrapassar os limites de melhor filme, porque é mais do que apenas um filme divertido”, acrescentou Davis. “Em geral, acho que este filme alcança o nível de vencedor do Oscar.”
Já apresentadora e especialista em estilo de vida do canal E!, Liliana Vázquez, afirma:
“Acho que seria uma grande surpresa se ‘Oppenheimer’ não vencesse”, considera. “Os filmes raramente ganham um apoio tão amplo em toda a indústria”, justifica.
“’Oppenheimer’, para mim, é um bloqueio”, disse ela. “Acho que atinge muitos níveis diferentes. Esse estilo de filme, o roteiro, a atuação, é tão bom… Às vezes, você vê esses queridos filmes independentes e as pessoas ficam tipo, ‘Eu não entendo isso.’ Este é um tópico ao qual todos podem se conectar.”
Oscar 2024: Pouca Barbie, Disney e DiCaprio revoltam os cinéfilos
“Oppenheimer” concorrerá ao prêmio de melhor filme ao lado de outros nove filmes, incluindo “American Fiction”, “Anatomy of a Fall”, “Barbie”, “The Holdovers”, “Killers of the Flower Moon”, “Maestro”.
Os especialistas duvidam que qualquer um desses títulos consiga superar o filme de Nolan e observam que uma derrota para “Oppenheimer” nesta categoria provavelmente seria o choque da noite.
Aramide Tinubu, crítico de TV da revista “Variety” disse à CBS News:
“Acho que é um daqueles filmes versáteis que alcançou a todos”, disse apontando na vitória de “Oppenheimer”.
Mas os possíveis azarões ao prêmio de melhor filme ainda podem incluir “The Holdovers”, de Alexander Payne, o drama multilíngue de Justine Triet, “Anatomy of a Fall”, ou a excêntrica comédia de ficção científica de Yorgos Lanthimos, “Poor Things”, que se segue “Oppenheimer” com 11 indicações ao Oscar.
Sandra Bullock pode perder Oscar após polêmica. Entenda!
O crítico Christopher Rosen, diretor digital do site Eng é co-apresentador do podcast “Gold Derby Show”, onde discute e prevê a temporada de premiações.
Rosen destacou que o triunfo projetado de “Oppenheimer” na corrida para melhor filme não se deve apenas ao fato de ele ter percorrido o circuito de premiações até agora, mas porque tem todas as características de um vencedor.
Novas Regras do Oscar 2024
No ano passado a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou mudanças significativas para a campanha do Oscar 2024, cujas alterações vieram após alguns acontecimentos polêmicos que marcaram a última edição.
Primeiro, foi a indicação de Andrea Riseborough para Melhor Atriz pelo filme “To Leslie”, de baixo orçamento, que não teve uma bilheteria relevante e também não participou de outras premiações.
Uma das principais regras impostas pela Academia é a proibição do contato direto da produção dos filmes com os membros votantes, e foi exatamente isso que aconteceu com a nominação de Andrea.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Além disso, investigações confirmaram que membros da produção entraram em contato com diversas estrelas de Hollywood em busca de apoio. Na época, o caso gerou polêmica, mas a Academia manteve a indicação da atriz, afirmando que “a ação em questão não chega ao nível de remover a indicação do filme”.
No entanto, agora a Academia busca criar um ambiente no qual os votos sejam baseados apenas nos méritos artísticos e técnicos dos filmes elegíveis, dizia um comunicado.
Outros dois acontecimentos controversos marcaram a última edição do prêmio, como por exemplo, a festa organizada pelo produtor de “Top Gun: Maverick” com a presença de diversos membros votantes.
Eva Mendes e Ryan Gosling falam da nominação ao Oscar
Logo, uma postagem de Michelle Yeoh (que venceu na categoria Melhor Atriz) nas redes sociais, que questionava se a também indicada Cate Blanchett merecia o prêmio.
Com base nisso, Janet Yang, presidente da Academia, afirmou que os episódios foram um sinal de alerta e divulgou a revisão das regras para a próxima edição da premiação.
Agora, encontros e eventos privados com membros da Academia são permitidos, contanto que não sejam organizados ou divulgados pelos estúdios.
Papel que rendeu Oscar para Lady Gaga foi disputado por estrelas
No entanto, postagens nas redes sociais mencionando outros competidores seguem proibidas.
Os votantes e membros da produção também não podem falar sobre suas estratégias ou decisões de votos. Para quem descumprir as novas normas, haverá algumas penalidades que incluem suspensão ou expulsão da Academia, e rescisão de nomeações.
Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.