Saiba mais sobre a Sindrome de Guillain-Barré, doença de Rochelle em Segundo Sol

Por - 01/10/18 às 18:00

Divulgação/Segundo Sol/ TV Globo/Paulo Belote

A novela da faixa das 21h, Segundo Sol, está abordando uma doença autoimune, a Sindrome de Guillain-Barré, através da personagem Rochelle, interpretada pela atriz Giovanna Lancelotti.

A reportgem de OFuxico conversou com a biomédica e morfologista, Dra. Vanesa Albuquerque,que explicou mais sobre a doença e os cuidados com ela.

OFuxico – O que é Sindrome de Guillain-Barré?

Dra. Vanessa Albuquerque – A Sindrome de Guillain-Barré (SGB) é uma patologia autoimune caracterizada por desordem motora aguda de rápida progressão, essa condição pode ser desenvolvida logo após de ter dito uma infecção viral ou bacteriana, levando a graus variados de fraqueza progressiva e paralisia, podendo atingir os membros superiores e a face. A SGB é a causa mais frequente de paralisia flácida aguda e subaguda desde a erradicação da poliomielite, é uma patologia de rápida evolução, podendo até mesmo apresentar complicações e evoluir para uma forma potencialmente fatal.

OF – Há um percentual de morte em relação a complicações desta doença?

Dra. VA – Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 3% a 5% dos doentes de SGB morrem das complicações, que podem incluir paralisia dos músculos que controlam a respiração, infecções do sangue, coágulos pulmonares ou parada cardíaca, mas a grande maioria consegue se recuperar.

OF – Existe uma maneira de prevenir a SGB?

Dra. VA – Considerando que as doenças adquiridas ao decorrer da vida possam ser prevenidas, em relação a SGB não poderia ser diferente. Principalmente se for levado em consideração as principais causas que estão sendo mais comentadas atualmente pelos estudiosos, que seria o fato da doença se desenvolver após processos infecciosos, virais ou bacterianos, como: Campylobacter jejuni, citomegalovírus, Epstein Barr, hepatite, ZIKV vírus, vacinas, e segundo os estudos embora pouco conhecido, alguns relatos na literatura têm sugerido a ocorrência de síndrome de Guillain-Barré por deficiência de vitamina B12 .

OF – De que maneira acontecem os processos infecciosos?

Dra. VA – Os processos infecciosos ocorrem como sinal de alerta de que existe algo em desequilíbrio no nosso organismo, como resultado de um organismo intoxicado e ácido. E no momento em que ocorre a evolução do microorganismo que existe em nós, que fica em contraste com microorganismo externo, é que intensifica-se em doenças infeciosas e epidemias que sobrecarregam o sistema, e mesmo que o tratamento realizado seja eficaz, mas se o que causou o problema não for tratado, o corpo continua vulnerável para o surgimento de outras patologias, por este motivo que é muito provável que após um episódio infeccioso, possa ocorrer outras complicações como o desenvolvimento do SGB.

OF – Sempre o melhor é prevenir, não é Dra?

DRa. VA – Sim. A boa notícia é que, independente de ter passado por um processo infeccioso ou não, a prevenção ainda se faz a melhor solução. Que tal começar mudando os hábitos de vida priorizando a sua saúde e bem estar?! Comece desintoxicando o seu organismo, para não adoecer.

A DRa. Vanessa ALbuquerque deu 4 dicas bem importantes para cuidarmos da saúde, de uma maneira geral.

"Trate a causa e não somente oresulto. Observe o seu corpo e esteja atento ao seu feedback; passe a ingerir mais alimentos naturais alcalinos, como frutas e legumes; melhore a sua digestão de alimentos e pensamentos. Alimente apenas aquilo que é bom, o que alimentamos, CRESCE!".

---

Tags: