Saiba tudo sobre a novela Meu Pedacinho de Chão – Curiosidades
Por Redação - 03/04/14 às 14:20
*Para unificar todos os elementos cenográficos dentro do universo da fábula atemporal, o diretor Luiz Fernando Carvalho orientou todas as equipes da novela a criarem uma unidade com elementos não orgânicos, ou seja, as casas seriam de lata, a vegetação seria de plástico, as roupas seriam costuradas com diversos materiais, como plástico e borracha, fugindo assim de panos e materiais mais naturalistas.
*A utilização desses materiais inusitados e suas cores compõem essa fábula atemporal. A flor de plástico, por não ser orgânica, vai contracenar de uma forma mais verdadeira com o traje de borracha de Zelão, por exemplo. E assim por diante, até que todo o microcosmo da cidade pertença a esse vocabulário de inovação de um mundo onde os materiais de “mentira”, quando entram em contato com o talento dos intérpretes, são alçados à condição de verdade.
*Luiz Fernando Carvalho buscou na música instrumental toda a magia do encantamento de uma fábula e convidou o maestro Tim Rescala que, ao seu lado, concebeu a trilha sonora rica em lirismo, comicidade e até tragédia.
*Tim Rescala assina a música original e a produção musical de Meu Pedacinho de Chão, composta por 28 músicas sinfônicas inéditas, de autoria de Tim, gravadas pela Orquestra Sinfônica Heliópolis e pelo Coral da Gente.
*Além das composições inéditas, Tim Rescala criou novos arranjos para canções populares como Chuá Chuá, que será cantada, em cena, por todo o elenco. Alguns atores, além de cantar, tocarão instrumentos musicais. Inês Peixoto tocará acordeom, Wladimir Pinheiro, piano, e Gabriel Sater, filho do violeiro Almir Sater, tocará viola.
*O diretor Luiz Fernando Carvalho vai recorrer novamente à mistura de gêneros e à apresentação de bandas pouco conhecidas no Brasil. Ele selecionou com Tim mais de 10 músicas da banda americana DeVotchka, que serão utilizadas também como base instrumental. A banda mistura vários gêneros musicais como indie e folk e ganhou maior visibilidade em 2006 ao participar da trilha do filme A Pequena Miss Sunshine.
*Benedito Ruy Barbosa entregou todos os capítulos mprontos, de uma vez. Para ele, sua inspiração vem “da mania de conversar”.
*Meu Pedacinho de Chão não se configura como um simples remake. Uma das grandes modernidades do texto é a concisão: são apenas 20 personagens, poucos cenários. Tudo se passa através de uma dramaturgia, a um só golpe, lírica e cômica, repleta de personagens inesquecíveis.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.