Saiba tudo sobre a novela Velho Chico, da Globo

Por - 09/03/16

Divulgação/TV Globo

Diretor de TV e cinema, Luiz Fernando Carvalho, com formação e Letras e Arquitetura, fundou uma linguagem própria. Com aptidão para o desenho desde criança, fez durante a adolescência trabalhos de desenho em jornais e revistas. Aos 18 anos fez seus primeiros trabalhos no cinema, ainda como estagiário. Pouco depois começou a trabalhar no núcleo Usina de teledramaturgia da Globo, onde conheceu o diretor de fotografia Walter Carvalho com quem realizou diversos trabalhos desde então.

Em 1986, Luiz Fernando Carvalho escreveu e dirigiu o curta metragem A Espera, baseado no livro Fragmentos de um Discurso Amoroso de Roland Barthes,recebendo prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Marieta Severo) e Melhor Fotografia (Walter Carvalho) no Festival de Gramado, Melhor Curta-Metragem (Concha de Oro) no Festival de San Sebastian, na Espanha, e o Prêmio Especial do Juri no Festival de Ste Therèse, no Canadá.

Na telinha, já realizou 26 trabalhos entre novelas especiais, minisséries e microsséries. Seu último trabalho em novelas foi em Meu Pedacinho de Chão, em parceria com Benedito Ruy Barbosa,com quem ainda fez Renascer, O Rei do Gado e Esperança.

No final da década de 1990, conheceu o romance Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e transformou em filme, recebendo mais de 50 prêmios nacionais e internacionais.

Em 2001, enquanto finalizava Lavoura Arcaica, dirigiu a minissérie Os Maias, baseada no romance homônimo de Eça de Queiroz. Em 2005, criou e dirigiu a minissérie Hoje É Dia de Maria, elogiada por ter uma linguagem inovadora para uma minissérie de televisão, emendando vários sucessos seguintes.

---