Salve-se Quem Puder: Cenografia e direção de arte

Por - 19/01/20 às 08:00

Reprodução/ Globo

O furacão que movimenta a trama, logo no primeiro capitulo, foi a menina dos olhos das equipes de cenografia e direção de arte. A execução das cenas contou com efeitos especiais conhecidos como “efeitos físicos”, para a realização de ventania, chuva, explosão e inundação das ruas da cidade.

A produção de arte entrou em cena com os elementos para compor a devastação provocada pelo furacão. A produtora de arte Silvana Estrella conta que a equipe providenciou uma van, sofás, moto e até um poste para “boiarem” na piscina de ondas e servirem como obstáculos para as cenas em que Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva), Kyra (Vitória Strada) e Téo (Felipe Simas) tentam se desvencilhar dos objetos.

O entorno da locação foi transformado nas ruas de Cancún. O espaço também recebeu interferências com grandes quantidades de folhas secas e placas de sinalização destruídas. Ao redor da piscina de ondas, a dupla da cenografia, Eliane Heringer e Felipe Serran, construiu um chroma em forma de “U” com seis metros de altura e 120 metros de comprimento para inclusão de imagens da cidade de Cancún na pós-produção.

Outro xodó foi construído na cidade cenográfica, nos Estúdios da Globo, no Rio, o Empório Delícia, um dos principais cenários e ocupa aproximadamente mil metros quadrados.  De propriedade de Helena Santamarina (Flávia Alessandra), o Empório vai proporcionar a circulação de personagens de diferentes núcleos, além de importantes reencontros na história. O espaço abriga um amplo mezanino, idealizado por Eliane Heringer e Felipe Serran, que assinam a cenografia.

“A ideia foi construir um projeto reunindo modernidade e aconchego em um único lugar. Foram quatro meses de trabalho até a finalização do espaço”, explicam.

Inspirado nos grandes centros gastronômicos do Brasil e do exterior, o Empório Delícia é composto por vários espaços independentes e conta também com uma identidade visual própria, desenvolvida pela equipe de produção de arte liderada por Silvana Estrella.  O local possui diversas vitrines que acomodam pães, baguetes, tortas, diferentes tipos de queijos e embutidos.

Amplo e moderno, o espaço abriga o restaurante italiano Sentimenti, com um charmoso teto formado por garrafas de vidro, uma feira orgânica, delicatessen, lojas de queijos e embutidos, uma padaria com pães artesanais e pizzas, espaço para venda e degustação de vinhos e um moderno bar.

O mezanino inclui a recepção do escritório de Helena, além de uma cafeteria, coworking e um jardim. Quatro carrocinhas de madeira construídas especialmente para a novela serão volantes no espaço e adaptadas para as cenas – servirão desde pipocas gourmet, a docinhos e sorvetes, além dos suvenires com a marca Empório Delícia, entre outros.

---