Terra e Paixão: Luiz Henrique Rios comenta os desafios da direção artística

Por - 06/05/23 às 04:00 - Última Atualização: 5 maio 2023

Luiz Henrique Rios, diretor de Terra e Paixão, de roupa pretaLuiz Henrique Rios assina a direção artística - Foto TV Globo/ Reginaldo Teixeira

Estreando no horário nobre, Luiz Henrique Rios responde pela direção artística de “Terra e Paixão”, segundo trabalho dele com Walcyr Carrasco.      

Leia+: Campeão de reality show estreia em “Terra e Paixão”. Saiba quem é ele!

Formado em Ciências Sociais, com especialização em Antropologia, ele está na Globo desde os anos 1990, quando dirigiu “Quatro por Quatro”.

Luiz Henrique esteve à frente ainda de produções de destaque como “A Indomada”, “Belíssima”, “Da Cor do Pecado”, “Passione”, “Totalmente Demais”, “Pega Pega”, “Pais de Primeira”, “Bom Sucesso” e “Além da Ilusão”.

Ele define o novo trabalho: “’Terra e Paixão’ é uma novela sobre o amor, mas não apenas o amor romântico, é também sobre superação, justiça, reparação. E não uma reparação como vingança, e sim uma construção de um ideal de futuro. A protagonista, Aline, é uma mulher que vai fazer acontecer uma vida nova a partir de uma tragédia e buscar a justiça. É uma novela sobre a superação dos seres humanos, sobre a possibilidade de cada um se reconstruir mesmo carregando dores profundas.    

O diretor enumera os desafios da direção na abordagem do cenário onde a novela é ambientada: “A novela se passa no interior moderno do Brasil. Temos personagens que vivem conflitos muito próximos de todos nós”,afirmou.

A história vai tocar profundamente as pessoas e conseguir envolvê-las na vontade de assistir o caminho desses personagens, porque eles falam daquilo que é mais íntimo de cada um de nós, dos nossos medos, necessidades, desejos, fantasias. É uma novela sobre o profundamente humano”.

Luiz Henrique Rios ressaltou a parceria com Walcyr Carrasco: “Esse é o meu segundo trabalho com o Walcyr. No começo dos anos 2000 fiz parte da equipe de direção de ‘A Padroeira’ e lá nos conhecemos. Está sendo um prazer, uma parceria muito sincera, franca, positiva. Estou muito encantado com a troca que a gente está construindo. É uma grande honra porque o Walcyr não é só um autor, ele é um ícone, então para mim está sendo uma descoberta maravilhosa”, elogiou. 

Walcyr Carrasco e Luiz Henrique Rios abraçados, de roupa preta
Walcyr Carrasco e Luiz Henrique Rios fazem a segunda parceria – Foto: Divulgação/ Ellen Soares

PREPARAÇÃO DO ELENCO

Luiz Henrique Rios explicou não apenas como foi a preparação do elenco, mas detalhou de que forma o processo contribui para o sucesso da nova novela do horário nobre da Globo.    

“O processo de preparação de uma novela é fundamental. A equipe cria uma identidade a partir da relação e sua visão estética. Estamos falando de gente, e na construção da entrada do elenco na obra, na possibilidade de criar esse espírito de trupe”, iniciou o diretor.

“A arte, principalmente essa arte do audiovisual, é muito coletiva e eu acho que é preciso fazer com que todas as pessoas entendam que estão todos ali para dar o seu melhor e que cada um está em busca do melhor para o outro, porque a troca é o caminho da cena e é isso o que vai para o ar”, destacou Rios.

“Tentamos ao longo desse início construir um ar de conforto, de acolhimento, para que o público possa se sentir acolhido com o que a gente faz. Precisamos de muita intimidade, e essa intimidade tem de ser um lugar de respeito, de acolhimento e de carinho”, finalizou.     

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino