Terra e Paixão: Caracterização dos personagens exige criatividade e paciência

Por - 06/05/23 às 05:00 - Última Atualização: 5 maio 2023

Bárbara Reis e Susana Vieira - caracterização de "Terra e Paixão"Para a caracterização das personagens de Bárbara Reis e Susana Vieira houve mudanças principalmente nos cabelos - Foto: TV Globo/Paulo Belote

Graça, personagem de Agatha Moreira também empenho da equipe de caracterização. A atriz veio do trabalho em “Verdades Secretas 2” com os fios curtíssimos e agora ostenta fios loiros e longos.

Leia +: Conheça a família La Selva, de “Terra e Paixão”

“A Graça é a nossa bonequinha ‘agropop’, quisemos fazer algo diferente no visual da personagem. Optamos pelo megahair, mas com cabelo natural do tom de loiro que criamos para a personagem. Foi difícil encontrar, precisamos trazer o cabelo do sul do país. O processo durou 10 horas só para descolorir e tratar as mechas e mais umas 16 horas para colocar o megahair. E a cada três meses esse processo vai exigir uma manutenção”, conta a caracterizadora Gilvete Santos.  

Outra personagem que tem um processo demorado de caracterização é Irene (Gloria Pires), que usa lace, uma prótese feita fio a fio em uma tela de microtule. Neste caso, os fios são colocados um a um sobre o tecido, o que permite um efeito mais semelhante ao couro cabeludo.

“Lace significa três horas em uma cadeira, é ter muita paciência, muita disciplina. A Gloria está muito feliz com o resultado e nós também”, explica Gilvete.

Gloria Pires - caracterização "Terra e Paixão"
Gloria Pires aparece “rejuvenescida” na trama – Foto: TV Globo/ Paulo Belote

Enquanto alguns personagens carregam uma produção maior no cabelo e na maquiagem e estarão sempre impecáveis em cena, Aline, a protagonista da história vivida por Bárbara Reis, tem o visual o mais natural possível.

“Para a Aline optamos pelo cabelo como ele realmente é. Todos os dias no Mato Grosso do Sul antes de a Barbara ir dormir eu ia no quarto dela e falava: ’vamos fitar o cabelo’. Fitar é o que a gente chama para ficar um cabelo o mais natural possível, sem usar secador, eu fazia isso e misturava o creme que a própria atriz usa. Também deixamos a cor mais escura, ela estava com as pontas loiras no trabalho anterior. E mantemos o frizz que existe na maioria das pessoas. Você olha e diz: ‘a personagem é uma pessoa do nosso dia a dia’, explica.  

Susana Vieira, que volta à ativa na pele de Cândida Ferreira, dona do bar da cidade fictícia Nova Primavera, precisou aderir a apliques de fios grisalhos naturais.

Segundo a artista, a caraterização ficou “pela metade”, e ela pretende colocar mais mechas grisalhas na cabeça: “Consegui esse cabelo natural de uma senhora que não quis me vender mais. Ela só conseguiu vender esses da frente e por isso que eu não consegui colocar na cabeça toda”, contou Susana Vieira.

“Talvez eu até procure outras senhoras que estejam grisalhas para complementar o cabelo e ficar assim, enquanto eu tô bonita”, brincou.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino


×