BBB24: Ex-participantes dão dicas para candidatos prepararem o vídeo perfeito

Por - 06/05/23 às 06:00 - Última Atualização: 5 maio 2023

Ex-BBB Paula Freitas, Victor Hugo, Rafinha, Elis Nair, Gil do Vigor e Daniel RolimEx-participantes são unânimes em orientar que novos candidatos não mintam sobre suas vidas - Foto: Reprodução/ Instagram

As chances de ser selecionado nas inscrições do Big Brother Brasil, são a cada ano menores, em virtude da crescente procura. Nos dias atuais, mais especificamente após o estrondoso sucesso da edição de 2020, até mesmo concluir a inscrição – que abre e fecha num piscar de olhos – se tornou desafio.

Leia +: Fique por dentro de todos os desafetos pós-BBB23

Por conta disso, muitos potenciais candidatos ao reality se dedicam e gastam grana alta para a produção de vídeos, obrigatório na inscrição. Aí é que mora o engano e a porta de saída.

Não há mistério sobre como fazer o melhor vídeo de inscrição e os ex-participantes ouvidos pela reportagem de OFuxico foram unânimes em dizer que a espontaneidade é o grande negócio. Além disso, esqueça os filtros, os melhores ângulos, o look que considera perfeito e as palavras que não fazem parte do seu vocabulário.

O que se deve ter em mente é que o candidata pode ser tudo, menos um personagem. Inclusive “recriado” de edições anteriores…

Confira algumas dicas:

RAFINHA – BBB8

O campeão da edição de 2008 mostrou seu dia a dia de vendedor de alface, sua atividade na época, além de mostrar seus passatempos.

“Não dá para viajar muito, tem que mostrar quem você é. Nada de fazer maquiagem, não deve ter exagero”, disse.

DANIEL ROLIM – BBB11

Terceiro colocado na hilária edição que teve Maria Melilo como campeã, o recifense reforça a ideia da “verdade” no vídeo de inscrição: “Não seja de mentira, porque se você botar um ponto ou uma vírgula de mentira, eles percebem. A pessoa tem que ser verdadeira”, avisa.

Outra dica é a pessoa assistir os de inscrição de outros participantes. Quanto mais simples, melhor. Quanto mais você, você, melhor”.

Daniel, que até hoje é lembrado por suas estripulias com um coqueiro do jardim da casa, fez o vídeo no abrigo de idosos que mantinha: “Não adianta mentir, se maquiar, botar batom. Vai de olheira, vai mostrando tudo, todos os seus defeitos e a verdade. É só isso. Só isso mesmo. E contar com a sorte e esperar. Esperar rezando de joelho no chão”.

RONAN – BBB16

Quando participou do reality em 2016, o paulistano Ronan era bolsista e cursava a faculdade de Filosofia. Órfão de pai e mãe, ele havia superado a vida nas ruas e contou sua vida sem rodeios. Quando os pais morreram, ele tinha apenas quatro anos de pai e de mãe e, depois de morar com tios que não tinham condições de criá-lo, acabou fugindo de casa.

Segundo um cronograma, “com início, meio e fim”, ele fez um vídeo que despertou o interesse o que ele considera a grande sacada de um candidato.   

Você tem que estar bem, tranquilo, ser franco. Monte um roteiro na cabeça ou faça uma colinha, mostrado que é você, o que te diferencia de outras pessoas, o quanto você é interessante”.

Ronan orienta mais: “Mostre um pouco da sua vida, do seu ambiente, seus gostos diferenciados e encerre fazendo um desafio pra produção, mostrando o quanto você é importante, porque você faria a diferença? Por que escolher você e não qualquer outra pessoa?  importante é sempre diga a verdade se você tiver que mentir pra para parecer interessante pode desistir pode esquecer que mesmo se você for selecionado eh começa o programa a casa cai então eh todo mundo entre todo mundo né eh tem diferencial. A questão é, você sabe demonstrar, saber um um vídeo colocar ali um pouco desse desse diferencial diferencia você das outras setenta sete bilhões de todo mundo aí eh isso

ELIS NAIR- BBB17

Eliminada no quinto paredão do programa exibido em 2017, a brasiliense Elis Nair deixou o reality com fama de fofoqueira, mas foi justamente o jeito extrovertido e espontâneo, de quem assume todos os B.O.s, que tornou o vídeo de inscrição dela interessante.

“Faça o vídeo de maneira clara e objetiva, de preferência sem maquiagem, de cara lavada mesmo, sem filtro. Deixe o celular paradinho , olhe fixo pra lente como se estivesse olhando para o olho dos diretores, para passar confiança. Olho no olho é tudo”, orienta ela, inicialmente.

“Seja claro e objetivo ao dizer porque você merece estar na casa mais vigiada do Brasil. O mais importante: fale a verdade. Não tente florear, mascarar, falar que vai causar, fazer, acontecer. Se você é tímido, mostre sua timidez. Se quer entear pelo dinheiro, não fique preocupado em achar que alguém vai pensar isso ou aquilo”, disse Elis.

Leia +: Boninho anuncia Camarote e faz suspense sobre novidades do ‘BBB24’

Ela faz outro alerta: “A história que interessa ao público é a que você constrói dentro da casa. As daqui de fora não interessam. Se fosse assim, um cara que ganhou as páginas de fofocas por ter traído a esposa mais de 16 vezes não seria campeão do BBB porque o julgo popular é implacável com infidelidade”, alfinetou, se referindo a Arthur Aguiar, campeão do “BBB22”.

VICTOR HUGO – BBB20

Participante da edição que deu início à divisão entre Camarote e Pipoca, o psicólogo foi o sétimo eliminado em um paredão triplo com Babu Santana e Manu Gavassi, recebendo 85,22% dos votos , Ele é mais um que endossa que a verdade é a grande cereja do bolo ao se fazer um vídeo de inscrição.

Na época, Victor gravou o dele no Campus da USP: “É importante ser sincero, falar de suas estratégias de jogo, gravar num lugar calmo que conte alguma história importante”, ensinou.

O ex-brother, que levou para a TV a primeira discussão sobre assexualidade – uma orientação sexual que tem como principal característica a falta de atração sexual por outra pessoa, independentemente de gênero – deu mais dicas valiosas.

“Faça um vídeo sem edição, fotos sem edição, tudo de cara limpa. E principalmente gravem e não falem pra ninguém. Se vazar, você estará eliminado”, alerta ele. “Boa sorte aos futuros brothers!”.

GIL DO VIGOR – BBB21

Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, talvez seja o exemplo mais real de um vídeo espontâneo e sem armação. Em sua inscrição, o pernambucano aparece de chinelo, com uma parede branca ao fundo, e já disparava naturalmente alguns bordões que cairiam na boca do povo.

“Olá, vocês que estão me assistindo. Meu nome é Gilberto, tenho 25 anos… De vigor”, disse ele, passando as mãos na barriga.

Leia +: Veja o que campeões do game fizeram com a grana do prêmio

“Sou muito bonito, sou maravilhoso, e eu sei disso. Estou mandando esse vídeo porque sei que eu sou o ‘Big Brother Brasil’. Eu sei que eu já ganhei esse 1 milhão. Eu sei que o Brasil me ama, o Brasil me quer aí dentro, todos estão me chamando”, disse.

PAULA FREITAS – BBB23

Campeã de rejeição na temporada deste ano com 72,5% dos votos do público – acredita-se que por ter falado de Juliette freire, o que revoltou os cactos – Paula Feitas fez um vídeo animado, espontâneo e sem produção.

“A minha dica pode parecer clichê, mas seja você. Tem pessoas que querem montar um supercenário, uma superprodução, palavras difíceis, e não é assim. Nós devemos apresentar exatamente quem nós somos. No meu primeiro vídeo de inscrição, eu estava dentro de um quarto onde eu chorava noites e noites e noites acordadas por conta de uma situação difícil na minha vida”, lembrou.

Leia +: Confira as mudanças estéticas feitas por Paula após o ‘BBB23’

“No segundo vídeo, o que me classificou pra seletiva, eu estava dentro do laboratório onde eu trabalhava. Tinha amostra de sangue ao fundo, tinha aparelho. Não estava com os melhores looks, as melhores maquiagens. Sempre demonstre real, real o porquê que você quer estar no Big Brother. É dinheiro? É fama? É televisão? É o sucesso? É conhecer o Boss? É andar nos corredores da Globo? É o que que você quer?”, indagou.

Seja qual for a sua intenção, seguindo as dicas dos ex-participantes, não minta. O resto, que fique a cargo da sua criatividade. Se exageros!

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino