Tudo sobre A Vida da Gente, a nova novela da Globo – Cenografia

Por - 23/09/11 às 15:01

Divulgação/TV Globo

A cidade cenográfica de A Vida da Gente já foi projetada para ser dividida entre Porto Alegre e Gramado, onde a trama é ambientada. Na maior parte – dois terços – com 85 mil m2, a equipe de cenografia construiu Porto Alegre, mais especificamente uma área comercial inspirada no bairro Moinhos de Vento.

Diversos ambientes foram projetados com interior para dar ainda mais veracidade às cenas, entre eles um restaurante orgânico, uma cafeteria, o bar Sem Juízo, uma igreja, uma concessionária de automóveis, entre outros.

Para Gramado, a equipe priorizou a arquitetura europeia do local, assim como um paisagismo bem típico, com heras, trepadeiras e hortênsias, com uma mistura de plantas naturais e artificiais. O piso desta parte da cidade é quase todo de pedra, exatamente como a Gramado real.

A simplicidade e realismo são a base para os quase 70 ambientes que foram projetados em estúdio para a novela. A ideia, segundo a cenógrafa Erika Lovisi, é passar a noção de cotidiano, além de explorar algumas características dos personagens em cada cenário.

Além da cidade cenográfica, uma quadra de tênis foi construída na Central Globo de Produção especialmente para a novela, assim como parte da arquibancada. O tamanho é o mesmo de uma quadra real de saibro (23,77 m de comprimento e 8,23m de largura). Parte da figuração e os cenários dos estádios serão inseridos ao redor da quadra virtualmente.

Para a realização deste trabalho, a equipe de efeitos visuais da novela, coordenada por Jorge Banda, fotografou diferentes tipos de estádio e modelou as imagens em 3D. A finalização é feita em uma máquina de composição, para que as imagens reais se unam às virtuais.

O principal objetivo da equipe de produção de arte foi dar vivência aos objetos de cena da novela. Para o núcleo de Gramado, por exemplo, nenhum item foi direto da loja para o cenário. Já para os personagens de Porto Alegre, a equipe produziu peças mais urbanas, mas não menos “humanizadas”.

A única exceção ficou por conta do núcleo de Jonas (Paulo Betti) e Cris (Regiane Alves). Para o casal da ficção, Lara comprou tudo o que há de mais contemporâneo.


×