Amor Perfeito: Cenografia e a direção de arte inspiradas no Circuito das Águas

Por - 20/03/23 às 21:00

Amor Perfeito - cenógrafo Mauro VicenteA cenografia da trama está a cargo de Mauro Vicente - Foto: TV Globo/ Paulo Belote

Parte das gravações externas da novela foram realizadas em três cidades de Minas Gerais: Caxambu, Baependi e São Lourenço, que integram o chamado Circuito das Águas. Além da pesquisa histórica, esses lugares foram fundamentais para a equipe de cenografia reunir referências arquitetônicas e artísticas que pudessem ser incorporadas nos cenários e na cidade cenográfica.

Vem de Caxambu, por exemplo, a inspiração para a fonte próxima ao Grande Hotel, em homenagem a São Jacinto.

“Criamos uma identidade própria, sem perder de vista as referências do período que estamos tratando na novela. O Parque das Águas de Caxambu foi uma grande inspiração e construímos uma fonte que remete às existentes lá para reforçarmos esse elemento água, que está tão presente na nossa dramaturgia”, destaca o arquiteto e cenógrafo Mauro Vicente, responsável pela cenografia.

Em uma revisita à Semana de Arte Moderna de 1922, olhando especialmente para os artistas renegados pelo movimento, desponta a mais importante referência artística para a novela: o artista negro e carioca Heitor dos Prazeres (1898-1966).

Leia +: Diogo Almeida quer servir de exemplo para crianças pretas, em ‘Amor Perfeito’

 “Como a nossa cidade cenográfica fica ali entre Minas Gerais e Bahia é superinteressante a gente trabalhar com muita cor e com umas pitadas de art déco misturadas. E o Heitor dos Prazeres é um artista que deu todo o embasamento para a direção de arte da novela, em todos os sentidos”, destaca o diretor de arte Billy Castilho.

“Toda a paleta de cores que estamos usando é bem forte, é uma novela bem colorida. É um lugar onde o Brasil está ali representado com as suas cores, mas não só aquelas minimalistas, elas são realmente fortes, com as suas influências portuguesa, espanhola, amazônica, com todos os tons que a gente imagina do Brasil, mas que às vezes temos certo receio em usar”, explica. 

Cenografia Amor Perfeito
A cenografia de “Amor Perfeito” é inspirada e referências mineiras – Foto: TV Globo/ Paulo Belote

 Esse mergulho ao universo cromático da arte brasileira, tendo como base os trabalhos de Heitor dos Prazeres e Tarsila do Amaral, outra referência importante para a direção artística, será percebido também na abertura da novela.

A peça busca extrapolar o conceito de romantismo, mostrando as faces de um amor que também pode ser divino, fraterno, familiar ou assumir tantas outras formas. A representação é feita a partir de fotos produzidas especialmente para a abertura, dispostas sobre grafismos inspirados nas telas dos dois artistas. Na trilha, o destaque é para a diversidade dos temas, contemporâneos e mais antigos, que buscam definir sonoramente o clima, a história e a pluralidade dos personagens.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino