Como ‘Vai na Fé’: Cenas dramáticas das novelas que pararam o Brasil
Por Raphael Araujo - 17/04/23 às 16:22
Conforme OFuxico noticiou, os muitos risos que os diálogos de “Vai na Fé”, da TV Globo, costumam provocar no público, darão lugar a total emoção nos próximos capítulos da trama de Rosane Svartman. Marlene, personagem vivida por Elisa Lucinda, vai revelar que sofre de um problema que afeta milhões de amantes da novela: a alopecia (Redução da densidade capilar em um indivíduo; Ou seja, a perda de cabelo ou pelos em uma parte específica do corpo ou da cabeça).
A atriz que não tem o problema na da real, passou por um trabalho de caracterização de Lu Moraes e gravou uma sequência marcante: “Não teve texto, era só ela na frente do espelho tirando a peruca e sentindo a dor da vergonha, da questão estética”, disse ao jornal OGlobo.
Pensando nisso, OFuxico decidiu relembrar outras cenas envolvendo cabelos na teledramaturgia brasileira que pararam o Brasil quando transmitidas. Confira!
CAMILA (CAROLINA DIECKMANN) – LAÇOS DE FAMÍLIA
Se vamos falar de cena marcante de cabelo nas novelas brasileiras, a primeira que vem na cabeça de muita gente com certeza é a de Camila (Carolina Dieckmann) em “Laços de Família”, momento lembrado até hoje e que renderá elogios à atriz, que vive Lumiar em “Vai na Fé”, para sempre!
O momento na trama ocorreu quando a jovem foi diagnosticada com leucemia, um tipo de câncer, e um dos efeitos do tratamento, sobretudo em quimioterapia, é a queda de cabelo, então Camila decidiu raspar seus fios de uma vez, e Carolina raspou de fato sua cabeleira enquanto gravava o momento.
A cena ainda contou com um choro bem realista de Dieckmann e a música que era trilha sonora de Camila tocou durante todo o momento, e não teve uma pessoa que assistiu à cena que não chorou junto na mesma intensidade que ela, dada a grandiosidade e coragem envolvida.
CARMINHA (ADRIANA ESTEVES) – AVENIDA BRASIL
Saindo de um momento fofo, vamos falar de uma cena que marcou pela vingança? “Avenida Brasil” foi uma das maiores telenovelas brasileiras dos anos 2010, sendo considerada por muitos a maior obra de João Emanuel Carneiro, contando a vingança de Rita/Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves), sua ex-madrasta.
Logo após o grande e icônico momento em que a cozinheira dispara para a megera “me serve vadia, me serve!”, Nina foi além em sua vingança, pegando uma tesoura e cortando devagar o cabelo de Carminha, que chorava de raiva e desespero pelo ocorrido, e muitos se lembram deste momento com afinco até hoje.
IVAN/IVANA (CAROL DUARTE) – A FORÇA DO QUERER
Uma das grandes tramas de “A Força do Querer” foi a jornada de Ivan (Carol Duarte), que nascido em um corpo de mulher e batizado de Ivana, se descobriu ao longo da vida como um homem trans, e quando sentiu de vez quem realmente era, decidiu iniciar sua transição de gênero.
Logo após revelar à família quem de fato era e como se identificava, Ivan decidiu mudar seu visual e cortar seus cabelos para ficar bem curtinho, em uma cena bastante intensa de tirar o fôlego. A mãe dele, Joyce (Maria Fernanda Cândido), esteve presente no momento e chorou muito em um mix de raiva e sofrimento.
TÓIA (VANESSA GIÁCOMO) – A REGRA DO JOGO
Olha o João Emanuel Carneiro aqui de novo! Tóia (Vanessa Giácomo) decidiu mudar completamente de vida e visual após descobrir que seu marido era um ladrão e estava envolvido em negócios clandestinos, e parte deste recomeço foi cortar seus fios capilares e assumir um corte mais sóbrio em sua fase vingativa. Enquanto cortava as madeixas, jurava vingança ao ex-amado.
KAROLA (DEBORAH SECCO) – SEGUNDO SOL
Vamos para mais uma cena de corte marcante do nosso autor mais mencionado neste texto? Pois Karola (Deborah Secco), de “Segundo Sol” também cortou seu cabelo sem pensar duas vezes após a revelação de seu segredo de que roubou Valentim (Danilo Mesquita), o filho de Luzia (Giovanna Antonelli), e estava com medo de perder o amor dele.
Em entrevista ao Gshow, a artista viu como uma forma de renascimento da personagem: “Ela corta o cabelo para ser outra Karola e isso é muito forte, porque ela ainda não vai ter renascido completamente com o cabelo. […] Esse é o primeiro passo, é o começo do renascimento dela, mas, lá para a frente, a gente vai ver que ela vai tropeçar, vai voltar a errar para, no final, eu acredito, ela conseguir recomeçar”.
“Acho que o cabelo foi a grande marca da Karola. Todo mundo comentava que o cabelo estava lindo! Foi uma forma brilhante de ter essa imagem da desconstrução. […] Sempre sonhei em fazer essas cenas picotando o cabelo, bem louca! (…) É um presente poder viver isso artisticamente e ter esse desafio de se reconstruir”, declarou Deborah Secco.
MARIANA (CHANDELLY BRAZ) – ORGULHO E PAIXÃO
Enquanto mutas das cenas descritas acima eram ligadas ao renascimento e uma mudança de vida, em maior ou menor grau, este não foi o caso de Mariana (Chandelly Braz) em “Orgulho e Paixão”, na qual ela foi vítima de Xavier (Ricardo Tozzi), que armou contra ela.
A situação começou quando a jovem decidiu se disfarçar de homem para competir em uma corrida de motos, algo proibido para mulheres no início do século XX. Todavia, quando o vilão descobriu a situação, ele sequestrou Mariana e a puniu cortando seu cabelo bem curto, para que “ficasse mais masculina” na visão dele, a humilhando durante o processo apenas por querer competir.
Diante do ocorrido, os amigos e familiares de Mariana a acolheram e arrumaram o corte dela, ajudando-a no processo de se recuperar do trauma causado por Xavier na vida dela.
EXTRA DE “VAI NA FÉ”: RAFA (CAIO MANHENTE) E KATE (CLARA MONEKE)
Apesar de não terem sido os maiores momentos dos personagens em questão, “Vai na Fé” já contou com duas mudanças capilares na trama. Logo no início da novela, Rafa (Caio Manhente) aparece raspando o próprio cabelo em frente ao espelho quando estamos endo introduzidos ao rapaz, com o próprio ator tendo que raspar sua cabeça para gravar a cena.
Já Kate (Clara Moneke) seguiu a ideia da maioria dos personagens citados aqui no texto, e após descobrir o quão vilanesco Theo (Emílio Dantas) era e que ele havia mexido em seu visual para transformá-la em uma versão jovem de Sol (Sheron Menezzes), a menina mudou para se reencontrar, passando a ter tranças em seu cabelo, igual à mãe, Bruna (Carla Cristina Cardoso).
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.