Diretor da Globo se pronuncia sobre suposta censura de beijo lésbico
Por Redação - 30/06/23 às 17:15
Mesmo com o sucesso, a novela “Vai na Fé”, da TV Globo, ficou marcada por diversos cortes em cenas românticas entre personagens LGBTQ+, entre eles Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman). A suposta censura enfureceu alguns telespectadores, que usaram as redes sociais para expressar seu descontentamento.
Amauri Soares, o novo diretor dos Estúdios Globo, negou que tenha feito proibições sobre o assunto, afirmando que o tema “exige preparo”. A informação foi dada em entrevista ao Poder Econômico.
“Eu acho que aconteceu dos muros da TV para fora. Eu estou aqui faz um mês, não baixei nenhuma medida de caráter editorial, artístico, de proibição de assunto. Nunca baixei e jamais baixarei, não é assim que a gente trabalha. Abordar temas sensíveis e complexos da sociedade exige preparo e, sobretudo, diversidade de visões”, declarou.
Para defender a emissora, ele usou como exemplo o reality show “Big Brother Brasil”. “Nas últimas temporadas, os temas sensíveis da sociedade estiveram muito presentes. Racismo, preconceito de gênero, relacionamentos abusivos, preconceito religioso. E todos os temas foram tratados de forma transparente, didática até”, afirmou o ex de Patrícia Poeta.
“O preparo para lidar com estes temas vem de investimento em diversidade, no diálogo, em uma escuta aberta e sensível, em capacitação. Isso é andar com a sociedade e refletir na tela as principais questões sociais do nosso tempo continuam sendo objetivos da dramaturgia da Globo”, continuou o diretor.
Ele defendeu que os assuntos têm relevância para a sociedade. “Não há nenhum tema que não possa ser abordado e alguns temas devem ser tratados a fim de que possamos vencer preconceitos. Abordar os temas de forma adequada faz parte da nossa missão como comunicadores”, concluiu Amauri.
ATRIZES SE PRONUNCIARAM
Em meio a polêmica, as atrizes Regiane Alves e Priscila Sztejnman alfinetaram a emissora no início do mês. Elas receberam dos fãs dois bonecos de suas personagens, Clara e Helena, e colocaram as figuras para se beijar. No entanto, Priscila alertou: “Aqui não pode”. As duas deram risada e mudaram de assunto logo em seguida.
Após as críticas, a novela finalmente exibiu a tão esperada cena de Clara e Helena em um momento íntimo. O episódio foi ao ar na quarta-feira passada, dia 21 de junho.
“Agora quero saber… O que vocês acharam?? Foram tantas pessoas assistir a gravação da cena. Não via tanto espectador num estúdio assim desde a surra da Dóris #VaiNaFé”, escreveu Regiane, intérprete de Clara, nas redes sociais.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.