Mar do Sertão: Leveza no figurino e na caracterização

Por - 16/08/22 às 04:00 - Última Atualização: 15 agosto 2022

Lorena (Mariana Sena) e Labibe (Theresa Fonseca) em 'Mar do Sertão', com roupas leves de rendaRendas estarão em alta - Foto: TV Globo/ João Cotta

Rendas, os bordados e o linho predominam nos figurinos de “Mar do Sertão”. Julia Ayres, figurinista da novela, esteve em lojas e feiras de Recife em busca de roupas e acessórios que ajudassem a contar a história.

“Trouxemos muita coisa do nordeste, além de estarmos contando com o trabalho de artesãos da região. Acredito que assim conseguimos retratar o sertão com mais propriedade”, diz.

Leia +: IZA vende figurinos. Saiba o motivo!

O gibão de couro, usado por Zé Paulino (Sérgio Guizé) e por Catão (Déo Garcez), é um exemplo de peça que foi produzida especialmente para a trama.

Na primeira fase da história, antes da suposta morte de Zé Paulino, Candoca (Isadora Cruz), está sempre com roupas leves: “A personagem tem um ar romântico e usa muitos vestidos em tons claros e terrosos, que é um tom predominante no figurino da novela. Depois, o guarda-roupa de Candoca passa a ter mais calças e camisas de tecidos leves, que combinam com o clima da região”, adianta Julia.

Os homens da novela, por sua vez, têm muitas peças de linho em ambas as fases da trama: “Temos sempre que lembrar que estamos contando uma história que se passa no sertão, onde o calor é intenso. O linho é muito usado no nordeste por ser mais fresco”, explica a figurinista.

Zé Paulino (Sérgio Guizé) em Mar do Sertão
Divulgação TV Globo

CARACTERIZAÇÃO LEVE

A equipe de caracterização, comandada por Auri Mota, tem a mesma preocupação: “Usamos pouquíssima maquiagem, que é o mais comum na região. Investimos no protetor solar, por causa do calor, mas, no geral, temos apenas um hidratante nos lábios”, revela. Uma das poucas personagens com cores intensas nos lábios é Xaviera (Giovana Cordeiro), que não abre mão do batom vermelho.

Leia +: Reveja a impressionante caracterização de Rodrigo Faro como Silvio Santos

Para os cabelos, para marcar a passagem de tempo que a história tem, Auri conta que a escolha foi no início da novela mostrar as atrizes com os fios mais alisados, e, depois, aquelas que têm os cabelos ondulados ou crespos, passam a usá-los ao natural, marcando o empoderamento feminino dos últimos anos. Já os homens ganham alguns fios grisalhos quando a história avança.

“Os personagens têm mudanças internas que já são bem marcantes, então optamos for fazer alterações mais sutis na caracterização, mostrando o passar dos anos”, explica Auri.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino