Renascer: Globo aposta todas as fichas e disputa recorde com ‘Terra e Paixão’
Por Murilo Rocha - 11/10/23 às 13:25
Enquanto “Terra e Paixão” segue firme e forte passando de segunda á sábado nas telinhas da Globo, a emissora vem trabalhando forte na escalação dos nomes para a sucessora do folhetim de Walcyr Carrasco. Para quem não sabe, a escolhida foi o remake de “Renascer”, uma trama de 1993 que será readaptada para os dias atuais nas mãos de Bruno Luperi, o mesmo que fez o grande sucesso que foi “Pantanal” em 2022.
O papel principal, de José Inocêncio, fica dividido em duas fases: Humberto Carrão assume a primeira fase e Marcos Palmeira pega a segunda. Agora, a decisão da emissora acabou chamando a atenção: A saga de “Renascer”, originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa, será a mais longa desde 2014. No horário nobre, ela terá tempo de, pelo menos, 8 meses, com cerca de 200 capítulos, a partir de 22 de janeiro de 2024.
A Trama
A sinopse conta que José Inocêncio é o próprio significado de “Renascer”: Ele acaba chegando em uma fazenda abandonada e se torna um grande produtor de cacau da região, mudando a sua vida e construindo uma vida ao lado de Maria Santa, que ganha vida na primeira fase com Duda Santos. Aliás, ela não chega a ganhar uma segunda fase. A protagonista morre no parto de João Pedro, interpretado por Juan Paiva, sendo o algoz de seu pai.
Segundo o TV História, a novela deve ter seu fim em 6 de setembro de 2024, tendo apenas 19 capítulos a menos. O que pode também mudar, já que tramas podem ser encurtadas ou ganhar novos capítulos conforme a audiência do folhetim for ganhando seus tons.
Deja Vú
Quando se fala em novelas mais longas, em 2014 terminava “Império”. A trama de Agnaldo Silva tinha 203 capítulos. Mas, “Renascer” chega disputando o título justamente com “Terra e Paixão”, que tem 221 capítulos previstos, assim como ela foi esticada ao máximo para cobrir o tempo de estreia da nova novela das 21h.
Outro ponto que as duas novelas vêm rivalizando é a trama: Caio (Cauã Reymond) e Antônio La Selva (Tony Ramos) tiveram o mesmo plot twist. Rumores apontam que Walcyr mudou o destino dos dois em prol da próxima novela, senão iria parecer algo como uma sequência, já que ambas usam muito do cenário rural.
As gravações do time de Bruno Luperi já começaram: Em 9 de outubro o elenco escalado viajou para Ilhéus, na Bahia, para gravar as cenas na fazenda da primeira versão da trama. Novas gravações em cidades cenográficas são previstas para 13 de novembro e 27 do mesmo mês, com o fim só em agosto de 2024.
O Elenco
Ao que parece, existe uma certa dificuldade para a escalação do elenco. Mas, tudo se encaminha para um fechamento completo. Além dos nomes já citados, Jackson Antunes assume o papel de Deocleciano, empregado de José Inocêncio. Gabriela Medeiros vive Buba. A atriz escalada é transgênero e dará vida á personagem que na trama original era intersexual, ou seja, nascida com os dois sexos. Sophie Charlotte ganhou o papel de Eliana e fará um papel romântico com Xamã, estreando em sua primeira novela de horário nobre.
O papel de Mariana, que vale destacar que deixou Adriana Esteves traumatizado, ficou com Thereza Fonseca, a estrela que foi revelada em “Mar do Sertão”. Almir Sater e Gabriel Sater, Matheus Nachtergaele; Juliana Paes; Vladimir Brichta e Camila Morgado também saõ nomes confirmados na trama de 2024.
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha